PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Nicolas Cage: Da carreira excêntrica até a máquina de memes

O ator, que está em cartaz nos cinemas com O Homem dos Sonhos, pode encontrar no filme uma metáfora para sua própria carreira.

4 abr 2024 - 17h22
Compartilhar
Exibir comentários
Nicolas Cage: da ascensão ao meme:

Para os cinéfilos de uma geração, ele é um dos atores mais icônicos de Hollywood; para a geração atual, ele se tornou uma verdadeira lenda dos memes. Nicolas Cage, um nome que transcende as telas do cinema para se tornar um fenômeno da cultura da internet, está mais uma vez nas telonas com seu novo filme, "O Homem dos Sonhos".

Porém, sua trajetória vai muito além dos papéis que interpreta, sendo marcada por uma montanha-russa de sucessos, fracassos e, é claro, uma infinidade de memes.

A jornada de Cage rumo à memeficação começou antes mesmo que o termo "meme" se tornasse parte do vocabulário da internet. Desde os primeiros passos das redes sociais nos anos 2000, Cage já estava lá, em cenas caricatas de seus filmes, sendo compartilhado e reinterpretado infinitamente pelos usuários da web.

Sua presença online se tornou tão onipresente que, de certa forma, ele se tornou o primeiro ator a passar por esse processo de memeficação, como ele mesmo admitiu em entrevista recente para promover O Homem dos Sonhos.

Cena de "O Homem dos Sonhos".
Cena de "O Homem dos Sonhos".
Foto: Veja

Na trama do filme, Cage interpreta um personagem comum que, de repente, se torna uma figura onipresente nos sonhos das pessoas, ganhando fama instantânea e dividindo opiniões com a mesma rapidez com que conquista seguidores. Uma metáfora brilhante da própria carreira de Nicolas, que passou por altos e baixos, sendo amado e odiado pelo público com a mesma intensidade.

Enquanto nos anos 90 e 2000 Cage era sinônimo de personagens excêntricos e performances memoráveis, como no clássico "A Outra Face", seu sucesso foi seguido por uma série de escolhas duvidosas na década de 2010, incluindo a infame continuação de "Motoqueiro Fantasma". Essa fase tumultuada foi marcada por uma enxurrada de filmes questionáveis e uma reputação cada vez mais associada ao humor involuntário.

No entanto, por trás das escolhas peculiares de papéis e dos memes incessantes, há um ator dedicado e apaixonado por sua arte. Cage nunca se deixou guiar pelo potencial comercial de seus projetos, preferindo mergulhar obsessivamente em seus personagens e entregar performances que desafiam as expectativas.

Foto: ePipoca

Sua vida pessoal também reflete essa excentricidade, desde sua relação com seu tio, o aclamado diretor Francis Ford Coppola, até suas extravagâncias financeiras, como a compra de uma cobra de duas cabeças por quase meio milhão de dólares.

Embora por muito tempo Cage tenha resistido à sua fama de ícone da internet, ele continuou a explorar sua natureza excêntrica em projetos como "O Peso do Talento", ao lado de Pedro Pascal. 

Enquanto os memes continuam a proliferar e a evoluir, Cage permanece como uma figura, de fato, única e original, cujo legado foi além das telas do cinema para se tornar parte da cultura popular global.

Mas e você? Qual sua opinião sobre o assunto? Qual seu filme preferido de Nic Cage? Deixe aqui nos comentários!

Fonte: Ygor Palopoli
Compartilhar
Publicidade
Publicidade