PUBLICIDADE

"Clássico instantâneo do nosso cinema": Filme brasileiro premiado em Cannes emociona com discussão sobre aborto

O filme Levante, dirigido por Lillah Halla, está em exibição nos cinemas brasileiros.

28 fev 2024 - 20h16
Compartilhar
Exibir comentários

Levante está em exibição nos cinemas, filme brasileiro premiado no Festival de Cannes 2023. Marcando a estreia de Lillah Halla na direção de um longa-metragem, a produção aborda a importante discussão sobre a descriminalização do aborto no Brasil.

Foto: Vitrine Filmes / Adoro Cinema

No filme, acompanhamos a promissora jogadora de vôlei Sofia (Ayomi Domenica), que enfrenta uma gravidez indesejada e busca um aborto ilegal - se tornando alvo de um grupo fundamentalista religioso determinado a fazer com que ela mude de ideia.

Forte e emocionante, Levante coloca o dedo na ferida da discussão sobre aborto, ainda considerado crime no Brasil. De acordo com o código penal, ele só é permitido aqui por lei (e fornecido gratuitamente pelo SUS) em três situações: quando a mulher corre risco de morte; quando a gravidez é resultado de um estupro ou se o feto for anencefálico. Desta forma, muitas mulheres morrem anualmente recorrendo à alternativas inseguras.

Lillah Halla coloca como protagonista uma mulher negra de periferia para reafirmar a importância e necessidade urgente do aborto legal, seguro e gratuito para todos no Brasil. Além disso, a trama ainda deixa claro como é fundamental uma rede de apoio para essas mulheres e os problemas enfrentados pelo fundamentalismo religioso.

Levante passou por diversos festivais no Brasil e no exterior, inclusive premiado como melhor filme de estreia nas mostras paralelas de Cannes. O filme está sendo muito bem recebido pelo público brasileiro, como mostra uma publ…

Leia o artigo em AdoroCinema

Brasil tem 4 filmes no Festival de Cannes 2023: Jude Law estrela produção de diretor brasileiro

Festival de Cannes 2023: Justine Triet é a 3ª mulher vencedora da Palma de Ouro e Brasil leva dois prêmios; veja a lista completa

Festival do Rio 2023: Levante estende a bandeira pelo aborto seguro e gratuito no Brasil, em última noite de Festival

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade
Publicidade