PUBLICIDADE

Cem Anos de Solidão vira série na Netflix e ganha teaser simplesmente espetacular; veja

Netflix trouxe o primeiro teaser de Cem Anos de Solidão, série que adapta a obra-prima do escritor Gabriel García Márquez

17 abr 2024 - 12h07
(atualizado às 12h15)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Netflix / Canaltech

A Netflix trouxe o primeiro teaser da adaptação de Cem Anos de Solidão, obra-prima do escritor colombiano e ganhador do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez.

Usando o texto original do escritor para apresentar o tom da história, a série apresenta a família Buendía, a cidade de Macondo e faz algumas referências bem diretas a um dos livros mais importantes da literatura latino-americana.

O teaser começa com as exatas mesmas palavras do livro, colocando o coronel Aureliano Buendía (Claudio Cataño) prestes a ser executado e lembrando de uma passagem marcante de sua vida. É a partir disso que vemos não só o início do vilarejo de Macondo mas também o começo da saga da família Buendía e a maldição que paira sobre sua linhagem.

Pelo mostrado nas primeiras cenas, a adaptação da Netflix deve passar realmente por diferentes gerações dos Buendía e mostrar como a luta de cada um deles para se livrar dessa suposta maldição que corre em seu sangue. E, nesse sentido, o teaser traz algumas passagens bem icônicas do livro.

Além do próprio fuzilamento de Aureliano, que abre o texto de Márquez no original, também vemos a formação desta família com os primos José Arcádio Buendía (Leonardo Soto) e Úrsula Iguarán (Susana Morales) criando a cidade de Macondo à beira do rio — além, é claro, de um rápido vislumbre do local enquanto ainda era um vilarejo.

Outro ponto muito importante apresentado nessa sequência inicial é o diário de Melquiades que aparece logo no começo. Trata-se de um relato sobre a história da própria Macondo e que, na série da Netflix, se transformou em um grande achado arqueológico e com uma certa aura mística. 

A árvore genealógicados Buendía é obrigatório para qualquer leitor de Cem Anos de Solidão e já dá as caras no teaser da série (Imagem: Reprodução/Netflix)
A árvore genealógicados Buendía é obrigatório para qualquer leitor de Cem Anos de Solidão e já dá as caras no teaser da série (Imagem: Reprodução/Netflix)
Foto: Canaltech

O curioso é que o streaming deu um jeito de colocar uma pequena piada para os leitores de Gabriel García Márquez. A árvore genealógica dos Buendía que aparece rapidamente é uma piada a uma prática que os próprios leitores adotaram ao longo dos anos enquanto leem o texto. Sempre que alguém vai se aventurar por Cem Anos de Solidão, sempre surge alguém para recomendar que se faça um esquema para identificar quem é quem — e a Netflix colocou isso na série.

Quando estreia?

Segundo a Netflix, a adaptação de Cem Anos de Solidão terá 16 episódios que serão lançados ainda em 2024, mas sem uma data exata. Não foi comentado se a história será dividida em temporadas ou se esses capítulos vão conseguir condensar as mais de 400 páginas do livro original, abarcando todas as sete gerações de Buendía. 

Série da Netflix vai adotar um tomq uase místico na hora de retratar o realismo fantástico de Gabriel Gáarcía Márquez (Imagem: Reprodução/Netflix)
Série da Netflix vai adotar um tomq uase místico na hora de retratar o realismo fantástico de Gabriel Gáarcía Márquez (Imagem: Reprodução/Netflix)
Foto: Canaltech

Qual é a história de Cem Anos de Solidão?

Publicado em 1967, Cem Anos de Solidão é um dos livros mais emblemáticos do autor colombiano e conta justamente a desgraça da família Buendía na busca para quebrar uma antiga maldição imposta por um relacionamento proibido. 

Série acompanha a saga dos Buendía e seu destino amaldiçoado na cidade de Macondo (Imagem: Reprodução/Netflix)
Série acompanha a saga dos Buendía e seu destino amaldiçoado na cidade de Macondo (Imagem: Reprodução/Netflix)
Foto: Canaltech

Os primos José Arcádio Buendía e Úrsula Iguarán se casam contra a vontade dos pais e fogem para fundar uma cidade isolada à beira de um rio — a mítica Macondo, um pequeno vilarejo que vai crescer com a linhagem de seus fundadores e acompanhar suas glórias e fracassos. 

Como a própria sinopse da Netflix destaca, o lugar é um personagem à parte que é "atormentado pela loucura, amores impossíveis, uma guerra sangrenta e absurda, e o medo de que uma terrível maldição os condene, inevitavelmente, a cem anos de solidão".

Cem Anos de Solidão é tão poderoso que se tornou símbolo do realismo mágico, estilo literário típico da América Latina que mistura elementos fantásticos em uma realidade bastante cotidiana. 

Sua história, aliás, acabou servindo de inspiração para a própria Disney, que referenciou a saga dos Buendía em Encanto, animação de 2021 também ambientada na Colômbia que mostrava uma família criando uma cidade mágica no meio da floresta.

Guerra Civil: Tudo sobre o novo filme de Wagner Moura Guerra Civil: Tudo sobre o novo filme de Wagner Moura

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade