PUBLICIDADE

10 anos de CCXP: veja como foi a evolução do evento

A edição de 2023 será realizada entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

28 nov 2023 - 11h12
(atualizado às 11h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: O Vício

Neste ano, a CCXP (Comic Con Experience) comemora 10 anos de evento no Brasil. Trata-se de uma convenção geek e pop que une pessoas de todo o país e outros lugares do mundo com “nerdices” em comum. 

Em 2014, Ivan Costa, cofundador da CCXP e curador de outros eventos de cultura pop, se reuniu pessoalmente com empresas e veículos de imprensa a fim de mostrar a dimensão da experiência até então inédita no Brasil.

Evento cancela presença da quadrinista para o CCXP 2023
Evento cancela presença da quadrinista para o CCXP 2023
Foto: Reprodução/CCXP

Ao longo dos anos, a exposição foi evoluindo e mudou os rumos do entretenimento, se tornando o maior festival de cultura pop do mundo, ultrapassando a San Diego Comic Con. São quatro dias de evento em que estúdios como Warner, Netflix, Globoplay e outros levam conteúdos exclusivos para os fãs, que também contam com a exposição e venda de arte no beco dos quadrinistas, stands variados e os famosos concursos de cosplay. 

A primeira edição brasileira aconteceu em 2014, entre os dias 4 e 7 de dezembro, em São Paulo. Logo no primeiro ano, houve um público de 80 mil pessoas e tivemos grandes nomes como Jason Momoa ('Aquaman'), Richard Armitage ('O Hobbit') e Rebecca Madder ('Once Upon a Time'), o que colocou o evento em grande destaque já na estreia. 

No ano seguinte, não foi diferente: o sucesso da inauguração deixou muitas pessoas curiosas, contando com artistas que fizeram questão de participar do evento. Frank Miller ('Batman, O Cavaleiro das Trevas'), Adam Sandler ('Click') e David Tennant ('Doctor Who') foram alguns dos convidados. E o formato seguiu até 2019.

CCXP 2023: saiba como comprar ingressos para o evento -
CCXP 2023: saiba como comprar ingressos para o evento -
Foto: Divulgação / todateen

Apesar da ascensão, o evento também passou por perrengues. Em 2020, por conta da pandemia, a CCXP inaugurou sua primeira edição 100% digital – a CCXP Worlds, que foi mantida em 2021, na estreia do CCXPverso. Ainda assim, a programação foi um sucesso e atraiu 1,5 milhões de espectadores ao redor do mundo.

A cada ano de evento, os números e a qualidade só crescem. A CCXP22 foi considerada a maior de todas até agora e quebrou recorde de público, uma vez que que 300 mil pessoas passaram pelo espaço de 115 mil m² durante os quatro dias no São Paulo Expo.

Em 2023, a convenção comemora seus 10 anos de existência, o que torna tudo mais especial. Nomes como Zack Snyder ('Rebel Moon'), Mark Williams ('Harry Potter')  e Lana Parrilla ('Once Upon a Time') já foram confirmados. O evento que ocorre entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro promete ser – como diz o próprio slogan – épico!

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade