Efeito 'Tremembé': venda de livros de Ullisses Campbell quase triplica após estreia da série
De acordo com apuração da Nielsen BookData, que monitora a venda de livros no Brasil, os livros de Ullisses Campbell deram um salto desde o lançamento da série 'Tremembé'
A série Tremembé, exibida pelo Prime Video desde o dia 31 de outubro, tornou-se um fenômeno cultural ao engajar internautas e movimentar as redes sociais e a mídia em torno de casos reais envolvendo criminosos de grande repercussão nacional.
A produção se baseia em investigações e relatos apresentados nos livros do jornalista Ullisses Campbell, que reconstrói bastidores, dinâmicas internas e episódios que marcaram a trajetória de figuras notórias dentro do sistema prisional.
O sucesso da série refletiu no aumento significativo das vendas dos livros de Campbell nas últimas semanas. Dados da Nielsen BookData, que monitora semanalmente o desempenho do varejo livreiro no país, mostram que o título Tremembé: O Presídio dos Famosos registrou crescimento significativo entre a semana 44 (27 de outubro e 2 de novembro) e 45 (3 a 9 de novembro). O crescimento se manteve na semana seguinte (10 a 16/11).
Em números absolutos, o que a Nielsen mostra é que o título saltou de 842 para 2.409 exemplares vendidos, crescimento de 186%.
O curioso é que a série é baseada em outros dois livros de Campbell: Suzane: Assassina e Manipuladora e Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido, que também apresentaram oscilações positivas, embora muito menores do que as registradas com Tremembé: O Presídio dos Famosos.