Editoras e artistas reagem a recolhimento de HQ com beijo gay
Personalidades se manifestaram nas redes sociais; confira postagens
A tentativa de recolhimento do livro em quadrinhos Vingadores - A Cruzada das Crianças por fiscais da Prefeitura do Rio de Janeiro, no início da tarde desta sexta-feira, 6, na Bienal do Rio, gerou repercussão entre editoras e a classe artística nas redes sociais. A maioria se posicionou contra a ação ordenada pelo prefeito Marcelo Crivella.
A ação foi mal sucedida, pois 40 minutos após a abertura da Bienal, o livro já estava esgotado nos 520 estandes. Confira abaixo as principais manifestações feitas no Twitter:
"Diante da censura feita por Marcelo Crivella, prefeito do Rio, e da fiscalização p/ identificar livros considerados "impróprios" na Bienal do Livro, a Companhia manifesta seu repúdio a todo e qualquer ato de censura e se posiciona, mais uma vez, à favor da liberdade de expressão."
Companhia das Letras.
Diante da censura feita por Marcelo Crivella, prefeito do Rio, e da fiscalização p/ identificar livros considerados "impróprios" na Bienal do Livro, a Companhia manifesta seu repúdio a todo e qualquer ato de censura e se posiciona, mais uma vez, à favor da liberdade de expressão. pic.twitter.com/ijpjkDlwZX
— Companhia das Letras (@cialetras) September 6, 2019
Sobre a censura na Bienal do Livro Rio: pic.twitter.com/VzgWvsnlms
— todavia (@todavialivros) September 6, 2019
"Diante da fiscalização para identificar livros considerados "impróprios" na Bienal do Livro Rio, repudiamos todo e qualquer ato de censura. Ler é um ato revolucionário. Somos a favor da liberdade de expressão e de toda forma de amor."
Editora Arqueiro.
Diante da fiscalização para identificar livros considerados "impróprios" na Bienal do Livro Rio, repudiamos todo e qualquer ato de censura. Ler é um ato revolucionário. Somos a favor da liberdade de expressão e de toda forma de amor. pic.twitter.com/8ALi4AXy1w
— Editora Arqueiro (@editoraarqueiro) September 6, 2019
"Diante da fiscalização sobre livros considerados "impróprios" na Bienal do Livro Rio 2019, nós da Harper queremos deixar público nosso repúdio a qualquer tipo de censura. Temos orgulho da nossa equipe e das nossas histórias. Vamos continuar publicando livros nos quais acreditamos." HarperCollins.
Diante da fiscalização sobre livros considerados "impróprios" na Bienal do Livro Rio 2019, nós da Harper queremos deixar público nosso repúdio a qualquer tipo de censura. Temos orgulho da nossa equipe e das nossas histórias. Vamos continuar publicando livros nos quais acreditamos pic.twitter.com/5cqjFaZwrZ
— HarperCollins Brasil na Bienal (@HarperCollinsBR) September 6, 2019
"Ao tentar censurar os Vingadores, o prefeito do Rio se iguala a facínoras como Ultron, Kang e Thanos."
Chico Barney, escritor
Ao tentar censurar os Vingadores, o prefeito do Rio se iguala a facínoras como Ultron, Kang e Thanos.
— Chico Barney (@chicobarney) September 6, 2019
"Ao deixar Sodoma, as filhas de Ló embebedam o pai e dormem com ele para colher sua semente em seus úteros. Está na Bíblia, Gênesis. Crivella manda recolher a HQ dos Vingadores; ela ensina tolerância num mundo witzel-bolsonaro, que se ajoelha todo santo dia ao deus da carnificina."
Marcelo Backes, escritor, tradutor. Doutor em Romanística e Germanística.
Ao deixar Sodoma, as filhas de Ló embebedam o pai e dormem com ele para colher sua semente em seus úteros. Está na Bíblia, Gênesis. Crivella manda recolher a HQ dos Vingadores; ela ensina tolerância num mundo witzel-bolsonaro, que se ajoelha todo santo dia ao deus da carnificina.
— Marcelo Backes (@MarceloBackes12) September 6, 2019
Um simples beijo gay em uma HQ foi chamado de material PORNOGRÁFICO pelo maldito prefeito do RJ, Crivella. Violência, adultério, roubo, sequestro, sangue, explosão, nada disso jamais incomodou q estivesse em HQs. O problema é sempre o amor LGBT. Mas CENSURA não será tolerada!"
Felipe Neto, youtuber.
"Não é só um retrocesso, é crime!"
David Miranda (PSOL-RJ), vereador.
LGBTfobia: quando uma dessas cenas é censurada e atacada como "inadequada" e a outra não. Viva toda forma de amor! #LeiaComOrgulho pic.twitter.com/UlYAGrXgJW
— David Miranda (@davidmirandario) September 6, 2019
"Não foi censura, os gibis ainda estarão à venda mas com selo de recomendação para menores (sic). Está corretíssimo."
Roger Rocha Moreira, músico e idealizador da banda Ultraje a Rigor.
"Repudiamos todo e qualquer tipo de discriminação ou censura e, como sempre, nos posicionamos à favor da liberdade de expressão e da diversidade. Se você estiver na Bienal do Livro este ano, poderá encontrar em nosso estande vários livros com temática LGBT +"
Editora Intrínseca.
Repudiamos todo e qualquer tipo de discriminação ou censura e, como sempre, nos posicionamos à favor da liberdade de expressão e da diversidade.
Se você estiver na Bienal do Livro este ano, poderá encontrar em nosso estande vários livros com temática LGBT + pic.twitter.com/fjbyANy7lz
— Intrínseca (@intrinseca) September 6, 2019
"A Estante Virtual é contra a medida da prefeitura do Rio em censurar exemplares da HQ "Vingadores: A cruzada das crianças". Apoiamos a diversidade em todas as áreas, sobretudo, na literatura."
Estante Virtual.
"Posturas como a do prefeito Marcelo Crivella e do governador João Doria - que recentemente mandou recolher uma apostila escolar que falava sobre diversidade sexual - tentam colocar a sociedade brasileira em tempos medievais"
Luiz Schwarcz, CEO e fundador da Companhia das Letras, no perfil da editora no Twitter.
(+) Marcelo Crivella e do governador João Doria - que recentemente mandou recolher uma apostila escolar que falava sobre diversidade sexual - tentam colocar a sociedade brasileira em tempos medievais, quando as pessoas não tinham a liberdade de expressar suas identidades. (+)
— Companhia das Letras (@cialetras) September 6, 2019
"A Companhia manifesta seu repúdio a todo e qualquer ato de censura e se posiciona, mais uma vez, à favor da liberdade de expressão."
Companhia das Letras.