0

Dia do Professor: relembre os profissionais mais queridos da ficção

Para homenagear a profissão, listamos aqueles que ganharam nossos corações na TV!

15 out 2020
16h17
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Dia do Professor: relembre os profissionais mais queridos da ficção
Dia do Professor: relembre os profissionais mais queridos da ficção
Foto: Alto Astral

Hoje (15), no Brasil, é comemorado o Dia do Professor. Diante do cenário de pandemia, em que os educadores tiveram que se desdobrar para se adaptar às aulas online e encontrar novos métodos para ensinar, a profissão merece mais homenagens do que nunca!

Todo mundo já teve um professor ou professora muito marcante em sua trajetória, não é mesmo? Afinal, eles são os profissionais que capacitam todos os outros - e auxiliam na maneira como interagimos com o mundo, abrindo as portas do conhecimento e dando rumo às nossas vidas.

Na ficção, é claro, não seria diferente… Vários educadores ficaram marcados pela sua personalidade divertida ou seu papel transformador na história dos alunos. Para celebrar a data especial e enaltecer essa profissão tão honrosa e ainda pouco valorizada, relembramos os 7 professores mais amados dos livros e da televisão. Confira!

7 professores da TV que fizeram história

Professor Raimundo

Foto: Divulgação/TV Globo / Alto Astral

Não tem como falar de professores da ficção sem se lembrar do personagem de Chico Anysio, o Professor Raimundo. O ator estrelou o quadro cômico "A Escolinha do Professor Raimundo", que teve início em 1952 e foi exibido em diversos programas brasileiros de televisão e rádio.

Em mais de 38 anos de história, o programa recebeu vários artistas de peso em seu elenco, como Tom Cavalcante e Lúcio Mauro. Em 2015, ganhou até um remake na Rede Globo, em que Raimundo foi interpretado por Bruno Mazzeo, filho de Chico.

Professora Helena

Foto: Divulgação/Televisa / Alto Astral

A professora de "Carrossel" é considerada por muitos a educadora mais fofa de todos os tempos! A primeira versão da novela mexicana começou a ser exibida no Brasil em 1991, pelo SBT. Com tanto sucesso, a produção foi regravada pela mesma emissora entre os anos de 2012 e 2013.

Além do público em casa, a personalidade doce e amorosa da Professora Helena também conquistou aos alunos da Escola Mundial na trama, onde começou sua trajetória profissional para lecionar os princípios de vida para a turma do terceiro ano. Inicialmente, a personagem foi interpretada pela atriz Gabriela Rivero e, mais tarde, pela artista brasileira Rosanne Mulholland.

Professor Girafales

Foto: Divulgação/Televisa / Alto Astral

"Tá, tá, tá, tá, tá!": aposto que você leu essa frase com a voz do Professor Girafales, certo? O eterno amante de Dona Florinda ia a loucura ao comandar uma classe repleta de alunos bagunceiros, como Chaves, Quico e Chiquinha.

Também conhecido pelos estudantes como "Professor Linguiça", o personagem marcou a infância de muitos ao dar aulas na Escola da Vila, no seriado mexicano. O ator que deu vida ao mestre se chamava Rubén Aguirre e faleceu em 2016, aos 82 anos.

Professor Tibúrcio

Foto: Divulgação/Extra / Alto Astral

Temido por muitos e adorado por milhares! Apesar da feição meio assombrosa, o Professor Tibúrcio não era nem um pouco malvado. Pelo contrário, sua personalidade extrovertida e jeito engraçado de transmitir conhecimento eram os pontos que mais conquistaram a criançada no programa infantil "Rá-Tim-Bum", sucesso dos anos 90.

Entre os seus bordões mais conhecidos estão o "Olá, classe!" e "Até logo, classe!". O que muita gente não sabe é que o personagem foi interpretado pelo apresentador Marcelo Tas, que hoje comanda o programa #Provocações na TV Cultura.

Alvo Dumbledore

Foto: Divulgação/Warner Bros. / Alto Astral

A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts é cheia de professores marcantes, entre eles o bruxo mais poderoso de toda a história do Mundo Mágico: Alvo Dumbledore. Além de educador, o personagem era diretor da escola e ainda possuía a varinha das varinhas, uma das Relíquias da Morte.

Na saga de livros e filmes, Dumbledore guiou a vida de Harry Potter e dos outros bruxos em formação com seu vasto conhecimento e experiência, rendendo diversas frases reflexivas e marcantes. Para quem sente falta do personagem, é possível acompanhar parte da história de sua juventude na sequência de "Animais Fantásticos", em que é interpretado pelo ator Jude Law. A estreia do próximo filme da saga está prevista para novembro de 2021.

Charles Xavier

Foto: Divulgação/Fox / Alto Astral

Neste Dia do Professor, outro personagem que marca presença na lista é o talentoso Charles Xavier. O líder do grupo dos X-Men é capaz de ler e controlar pensamentos de outras pessoas e, por isso, é considerado um dos psíquicos mais poderosos do universo Marvel.

Além dos quadrinhos, o professor já marcou presença em diversos filmes e até em desenho animado. Entre os seus intérpretes mais marcantes temos os atores Patrick Stewart e James McAvoy.

John Keating

Foto: Divulgação/Walt Disney Studios / Alto Astral

Das diversas mensagens valiosas transmitidas pelo filme "Sociedade dos Poetas Mortos", talvez a principal delas seja o papel transformador do professor na vida dos estudantes. A produção americana conta a história da chegada revolucionária de John Keating, eternizado pelo ator Robin Williams, a uma escola preparatória de elite para homens.

Os métodos pouco ortodoxos do professor de inglês vão contra os ensinamentos conservadores pregados pela instituição de ensino e, até hoje, são tidos como inspiração para muitos profissionais da área. Suas lições incluem a leitura aprofundada de poesia e o incentivo para que os alunos tornem suas vidas extraordinárias, sentimento que ele resume com a expressão latina carpe diem. "Ó capitão, meu capitão!"

Apesar de encontrarmos muitos profissionais incríveis na ficção, é importante também se lembrar de sempre exaltar os professores na vida real. Eles merecem. Preste as suas homenagens como puder e, se possível, apoie a luta por salários mais justos e melhores condições de trabalho. Feliz Dia do Professor!

Texto: Vítor Ferreira e Milena Garcia | Edição: Renata Rocha

Veja também:

O chef premiado que valoriza peixes considerados menos nobres
Alto Astral
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade