Cristina Ponce, instrutora de Pilates: 'Se você tem mais de 60 anos e receio de praticar esportes sem apoio, estes três exercícios são ideais para você'
Estes exercícios de pilates na cadeira trabalham o core de forma segura e eficaz, sendo perfeitos para quem precisa manter o equilíbrio
Envelhecer não significa deixar os exercícios físicos de lado. Pelo contrário: com o passar dos anos, se manter ativo se torna ainda mais importante para preservar a força, o equilíbrio e a autonomia, ajudando a prevenir quedas e lesões. Ao mesmo tempo, é natural que as necessidades mudem, e aquilo que fazíamos sem pensar aos 30 anos pode exigir mais cuidado e adaptação aos 60.
Um dos receios mais comuns entre pessoas com mais de 60 anos é perder o equilíbrio enquanto praticam exercícios físicos. O medo de cair, de não conseguir se manter firme ou simplesmente a insegurança de não ter um apoio por perto faz com que muita gente acabe desistindo de se exercitar. E isso é um erro, já que existem alternativas perfeitamente adaptadas a essa realidade.
Cristina Ponce, instrutora de Pilates na Rosita Longevity, compartilhou em seu Instagram uma rotina criada especialmente para pessoas com mais de 60 anos que têm receio de se exercitar sem apoio. São três exercícios simples, eficazes e, acima de tudo, seguros, pois permitem trabalhar o core com o auxílio de uma cadeira, oferecendo estabilidade e confiança.
Por que o treinamento do core é tão importante após os 60 anos?
Antes de entrar nos exercícios, vale entender por que o fortalecimento do core é tão importante depois dos 60. O core, região central do corpo que envolve os músculos abdominais, a lombar e os músculos profundos do tronco, funciona como o centro de controle de todos os nossos movimentos.
Um tronco forte não melhora a postur...
Matérias relacionadas
Penteados para o The Town 2025: 5 ideias que unem estilo e praticidade para você arrasar no festival