PUBLICIDADE

Pedro Almodóvar filma resposta a "Brokeback Mountain"

28 jun 2022 - 23h55
Ver comentários
Foto: Instagram/BAFTA / Pipoca Moderna

O diretor espanhol Pedro Almodóvar ("Fale Com Ela") está preparando um curta-metragem de 30 minutos chamado "Extraña Forma de Vida" que, em suas palavras, será uma "resposta a 'O Segredo de Brokeback Mountain'".

Estrelado por Ethan Hawke ("Gavião Arqueiro") e Pedro Pascal ("O Mandaloriano"), "Extraña Forma de Vida" é um western centrada no conflito entre uma dupla de pistoleiros de meia-idade.

Na trama, Hawke interpreta um xerife chamado Jake, enquanto Pascal será o pistoleiro Silva, e os personagens vivem em lados opostos de um deserto. Eles não se veem há 25 anos. "Então um deles viaja pelo deserto para encontrar o outro", disse Almodóvar. "Haverá um confronto entre eles, mas realmente a história é muito íntima".

A produção começará a ser filmado no final de agosto na região desértica de Almería, na Espanha. A locação é conhecida como cenário de diversos spaghetti western, inclusive o clássico "Três Homens em Conflito" (1966), de Sergio Leone.

Apesar dessa referência, Almodóvar não vê a história como uma homenagem ao estilo. "Não estou conscientemente fazendo referência a esses filmes", disse ele. "Não sei como será, exceto que será meu".

"A masculinidade é um dos temas", ele acrescentou. "Pode ser minha resposta a 'Brokeback Mountain'".

Vale lembrar que Almodóvar teve a oportunidade de dirigir "O Segredo de Brokeback Mountain", antes mesmo do envolvimento de Ang Lee no filme que rendeu ao diretor taiwanês o Oscar de Melhor Direção em 2006. "Acho que Ang Lee fez um filme maravilhoso, mas nunca acreditei que eles me dariam total liberdade e independência para fazer o que eu queria", disse Almodóvar. "Ninguém me disse isso - eles disseram: 'Você pode fazer o que quiser', mas eu sabia que havia uma limitação".

Ainda segundo o espanhol, o roteiro do filme de 2005 não tem o grau de luxúria imaginado por ele. "A relação entre esses dois caras é animalesca", disse Almodóvar. "Era uma relação física. O soco do filme vem quando eles têm que se separar, e Heath Ledger descobre que não pode apenas ir embora. Essa é uma descoberta forte. Mas, até aquele momento, é animalesco, e para mim era impossível ter isso no filme porque era um filme de Hollywood. Você não poderia ter esses dois caras fod***do o tempo todo".

O título do curta é o mesmo do fado "Estranha Forma de Vida", da cantora portuguesa Amália Rodrigues, que será utilizado na abertura do filme. "Essas músicas são todas muito tristes", disse ele. "E é assim que esses dois personagens principais vivem".

O projeto em inglês é uma raridade na carreira do diretor, que faz questão de manter o controle artístico sobre as suas produções, tendo negado diversos convites para trabalhar no cinema norte-americano. Em "Extraña Forma de Vida" ele terá a produtora Saint Laurent como parceira, empresa que apoiou vários curtas e longas recentes de grandes cineastas, incluindo "Lux Aeterna", de Gaspar Noé. "Sinto-me muito mais livre para fazer as coisas em inglês dessa maneira", explicou o diretor.

Ele contou ainda que viu desafios para seu trabalho nos EUA quando seu filme "Ata-Me" (1989) enfrentou pressão da MPAA (Motion Picture Association of America), organização responsável pela classificação etária dos filmes, para que a cena fosse cortada, evitando-se uma proibição elevada. "Foi a primeira vez que tentei defender algo que era óbvio para mim, que é a liberdade do diretor", disse. "E então descobri que não fazia parte das regras de lá." A Miramax, que estava distribuindo o filme, processou a MPAA e perdeu; o filme foi lançado sem classificação. "Descobri que a Miramax estava muito feliz com a situação porque para eles era como publicidade", disse Almodóvar. "Eu me senti muito mal por causa disso".

O último filme lançado por Pedro Almodóvar foi "Mães Paralelas", em 2021. Além de "Extraña Forma de Vida", o diretor trabalha na pré-produção de "A Manual for Cleaning Women", seu primeiro longa-metragem em inglês, que será estrelado por Cate Blanchett ("O Beco do Pesadelo").

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Publicidade
Publicidade