0

Oscar promete disputa entre 'Birdman' e 'Boyhood'

20 fev 2015
11h59
atualizado às 12h09

Birdman e Grande Hotel Budapeste, cada um com 9 indicações, lideram a lista de indicados ao Oscar 2015, que terá sua cerimônia no próximo domingo (22) em em Los Angeles. As duas comédias disputarão o prêmio de melhor filme com Sniper Americano e Boyhood: Da Infância à Juventude. Nas bolsas de apostas, os grandes favoritos são Birdman e Boyhood, que devem disputar os principais prêmios: melhor filme e diretor.

<p>Cena do filme 'Boyhood'</p>
Cena do filme 'Boyhood'
Foto: Universal Pictures

Siga Terra Diversão no Twitter

Em segundo lugar em número de indicações estão O Jogo da Imitação, presente em oito categorias, seguido por Sniper Americano e Boyhood, com seis.

O Sal da Terra, sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, concorre na categoria Melhor documentário. Na categoria também estão CitizenFour, Finding Vivian Maier, Last days e Virunga.

Alejandro González Iñárritu (Birdman) e Wes Anderson (O grande hotel Budapeste) disputarão o prêmio de melhor direção com Richard Linklater (Boyhood), Bennett Miller (Foxcatcher) e Morten Tyldum (O Jogo da Imitação).

Boyhood recebeu, ainda, indicações para melhores atriz e ator coadjuvante com Patricia Arquette e Ethan Hawke.

Birdman, sobre um ator decadente que tenta recuperar seu prestígio adaptando uma peça para a Broadway, disputará, além disso, o Oscar de melhor roteiro, melhor ator com Michael Keaton e atores coadjuvantes para Emma Stone e Edward Norton.

Keaton disputará o prêmio com Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo), Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação), Steve Carell (Foxcatcher) e Bradley Cooper (Sniper Americano).

A extravagante comédia O Grande Hotel Budapeste, por sua vez, compete nas categorias de melhor diretor, roteiro, edição, trilha sonora e fotografia.

Marion Cotillard (Dois dias, uma noite), Felicity Jones (A Teoria de Tudo), Julianne Moore (Para Sempre Alice), Rosamund Pike (Garota Exemplar) e Reese Witherspoon (Livre) disputarão o prêmio de melhor atriz.

Na categoria filme estrangeiro, o argentino Relatos Selvagens compete com Ida (Polônia), Leviatã (Rússia), Tangerines (Estônia) e Timbuktu (Mauritânia).

A cerimônia de entrega da 87ª edição do Oscar terá como apresentador o ator Neil Patrick Harris, ator da série How I Met Your Mother.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade