8 filmes que relembram lutas políticas das mulheres

Em celebração à conquista do voto feminino, garantido no Brasil em 1932, indicamos filmes que retratam várias lutas da mulheres na história

24 fev 2021
17h01 atualizado em 2/3/2021 às 16h30
0comentários
17h01 atualizado em 2/3/2021 às 16h30
Publicidade

O direito ao voto feminino é uma conquista recente no nosso país. Foi só a partir de 24 de fevereiro de 1932 que o Código Eleitoral passou a assegurar a chance das mulheres exercerem a democracia nas urnas, e, mesmo assim, somente as que eram casadas, com autorização dos maridos, e viúvas com renda própria que poderiam votar. Na Constituição Federal, o voto das mulheres só passou a ser previsto em 1934.

 

 

Não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, as mulheres precisaram se unir para exigir direitos básicos e igualdade. E para celebrar as conquistas do movimento feminista, o Terra separou nesta semana oito filmes e documentários que exaltam as lutas das mulheres nas mais diversas frentes – desde a luta pela participação política e a igualdade salarial nos anos 60 e 70 até os mais recentes protestos contra o machismo.

Confira abaixo a sinopse de cada um dos títulos e onde assisti-los. 

Mulheres Divinas (Youtube)
Em 1971, uma jovem dona de casa desafia o status quo e se organiza com outras mulheres de sua cidade para lutar pelo voto feminino na Suíça.

Carey Mulligan em 'As sufragistas' (2015)
Carey Mulligan em 'As sufragistas' (2015)
Foto: IMDB / Reprodução

As sufragistas (Looke)
No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuíam o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide então coordenar atos de insubordinação para chamar a atenção dos políticos locais à causa.

Feministas: O que elas estavam pensando? (Netflix)
A partir de fotos dos anos 70 que captaram o despertar do feminismo, o filme mergulha na vida das mulheres retratadas e explora a permanente necessidade de mudança.

O Pessoal é Político (Tamanduá)
Documentário retrata a Segunda Onda Feminista no Brasil, com destaque para a participação das mulheres nas organizações políticas de esquerda e na luta armada contra o regime militar.

Revolução em Daggenham (Youtube)
Uma funcionária de uma fábrica da Ford reúne as colegas a fim de lutar por igualdade salarial, em uma atitude que desafia o status corporativo, ameaça o casamento dela e provoca uma mudança decisiva na sociedade inglesa da década de 60.

Bill Clinton e Ruth Bader Ginsburg em 'A juíza' (2018)
Bill Clinton e Ruth Bader Ginsburg em 'A juíza' (2018)
Foto: IMDB / Reprodução

A juíza (Telecine)
Um retrato íntimo da vida e da carreira de Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos que se tornou um improvável ícone da cultura pop. Além de sua trajetória, o documentário explora suas primeiras batalhas jurídicas e como elas mudaram o mundo para as mulheres.

Mulher (Telecine)
Documentário traz reflexões sobre a realidade atual na perspectiva de 2.000 mulheres de diversas nacionalidades. Ao discutir temas como maternidade, educação, independência financeira, sexualidade e outros assuntos, as entrevistadas jogam luz nas injustiças relacionadas a questões de gênero.

Estrelas além do Tempo (Telecine)
No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Assistiu a algum filme que destaca a luta política das mulheres? Deixe sua sugestão nos comentários abaixo. 

Veja também:

Curta ‘Carne’ é nova aposta do Brasil para o Oscar:

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade
Publicidade