PUBLICIDADE

Desfile das escolas de samba 2024 SP: datas, ordem e horários

Os desfiles das 14 escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo serão nos dias 9 e 10 de fevereiro.; confira os horários e a ordem

24 jan 2024 - 05h00
(atualizado em 2/2/2024 às 16h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Os desfiles das 14 escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo serão nos dias 9 e 10 de fevereiro. Confira os horários e a ordem!
Desfile das escolas de samba 2024 SP: datas, ordem e horários
Desfile das escolas de samba 2024 SP: datas, ordem e horários
Foto: Leo Franco / AgNews

Em um espetáculo que transforma a Avenida em um verdadeiro arco-íris carnavalesco, o destino das escolas de samba de São Paulo para 2024 foi definido ainda no ano passado, pela Liga das Escolas de Samba. A ordem do desfile do Grupo Especial promete arrastar multidões no sambódromo do Anhembi nos dias 9 e 10 de fevereiro, sexta-feira e sábado, respectivamente.

Fique ligado no site e nas redes sociais do Terra para saber tudo o que vai rolar nos dias de Carnaval em São Paulo e no Brasil inteiro!

Ordem dos desfiles

Ao todo, 14 escolas participarão do desfile do Grupo Especial de São Paulo. Por ser a campeã do Grupo de Acesso 1 deste ano, a Camisa Verde e Branco será a primeira a desfilar, na sexta-feira, 9, às 23h15. A Vai-Vai, vice-campeã do Acesso 1, abre os desfiles do dia 10, às 22h30.

Segundo a norma, quem irá ocupar as últimas posições serão as 11ª e a 12ª colocadas no Carnaval do ano passado. A Rosas de Ouro, no dia 9, às 5h45, e a Acadêmicos do Tucuruvi, no dia 10, às 5h.

Sexta-feira, 9 de fevereiro

  • 23h15 - Camisa Verde e Branco
  • 00h20 - Barroca Zona Sul
  • 1h25 - Dragões da Real
  • 2h30 - Independente
  • 3h35 - Acadêmicos do Tatuapé
  • 4h40 - Mancha Verde
  • 5h45 - Rosas de Ouro

Sábado, 10 de fevereiro

  • 20h30 - Afoxé Filhos da Coroa de Dadá
  • 22h30 - Vai-Vai
  • 23h35 - Tom Maior
  • 00h40 - Mocidade Alegre
  • 1h45 - Gaviões da Fiel
  • 2h50 - Águia de Ouro
  • 3h55 - Império de Casa Verde
  • 5h - Acadêmicos do Tucuruvi
Camisa Verde e Branco será a primeira escola a desfilar no Sambódromo do Anhembi
Camisa Verde e Branco será a primeira escola a desfilar no Sambódromo do Anhembi
Foto: Leo Franco/ AgNews

Sambas-enredos das escolas de samba de SP 2024

Camisa Verde e Branco

Em 2024, a Camisa Verde e Branco irá apresentar o enredo “ADENLA - O Imperador nas terras do Rei”, que tem como personagens principais o orixá Oxossi, Rei de Ketu e o ex-jogador Adriano Imperador, em uma proposta que traz como mensagem o poder de quebrar barreiras e que cada um pode se tornar tudo o que desejar.

Barroca Zona Sul

Para celebrar meio século de história, a trajetória da escola do Jabaquara será contada no Sambódromo do Anhembi na primeira noite do desfile do Grupo Especial. Intitulado de “Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba, por isso que nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul”, a frase é uma espécie de grito de guerra dos componentes.

Dragões da Real

Com o título “África, uma constelação de reis e rainhas”, o enredo da Dragões da Real, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas, abordará narrativas sobre reis e rainhas que marcaram o mundo com suas histórias de luta, coragem, e serviram de inspiração para a humanidade.

Independente

Sétima colocada no Grupo Especial do Carnaval 2023, a Independente Tricolor levará para a avenida o enredo “Agogie, A Lâmina da liberdade!”, desenvolvido pelo carnavalesco Amauri Santos. Ele abordará a história de um exército composto somente por mulheres, chamado de Agogie, que protegiam o Reino do Daomé, atual Benin, e que se tornaram conhecidas pela bravura e agilidade nas lutas.

Acadêmicos do Tatuapé

Após Paraty, a Acadêmicos do Tatuapé cantará sobre a Mata de São João, com o enredo “Mata de São João – Uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!”. A cidade é conhecida pelas praias paradisíacas e pela rica cultura local.

Em texto publicado nas redes sociais, a escola também explica que o local abriga importantes reservas naturais, como a Reserva de Sapiranga e a Praia do Forte, que oferecem uma variedade de atividades ao ar livre, como trilhas, mergulho e observação de animais. Além de ser conhecida por suas festividades religiosas, como a Festa de São João Batista.

Mancha Verde

A escola alviverde irá levar para o sambódromo um enredo cujo título é “Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta”. O tema é proposto em meio a uma sociedade que sofre com mudanças climáticas efetivas, muitas delas ocasionadas pela ação e descaso do próprio homem, em busca de promover debates de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Rosas de Ouro

Em 2024, a Rosas de Ouro irá homenagear o Parque do Ibirapuera, que completa 70 anos e é um marco para a cidade de São Paulo. Com o enredo “Ibira 70”, a escola de samba abordará a importância do espaço que abriga diferentes atrações culturais, esportivas e arquitetônicas ao longo de mais de 1.500.000 m².

Vai-Vai

Maior campeã do Carnaval de São Paulo, a Vai-Vai apresentará o enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”, desenvolvido por Sidnei França.O desfile busca celebrar os 40 anos do Hip Hop no Brasil e exaltar a arte urbana por meio de suas vertentes – DJ, MC, Break e Graffiti.

Confira os sambas-enredo de cada escola de SP
Confira os sambas-enredo de cada escola de SP
Foto: Paulo Pinto/LigaSP

Tom Maior

A escola levará para o Anhembi o enredo “Aysú – uma história de amor”. Desenvolvido por Flávio Campello e com a contribuição de Bruno Freitas, Erick Nakanome e Felipe Diniz, se trata de uma releitura indígena da história de Orfeu.

Mocidade Alegre

Em 2024, a Mocidade Alegre deseja rever a identidade brasileira, e ainda assim, festejar a história do país em conjunto com o poeta Mário de Andrade. As viagens que o escritor fez pelo território nacional vão guiar o enredo da Morada, que irá percorrer o norte, sudeste e nordeste em um encontro com o povo e a cultura popular. Denominado de “Brasiléia Desvairada”, o enredo é do carnavalesco Jorge Silveira e do enredista Leonardo Antan.

Gaviões da Fiel

Com um jejum de vinte anos sem títulos no Grupo Especial, para se apresentar no dia 10 de fevereiro, a Gaviões levará o enredo “Vou te levar pro infinito”. O título do tema, desenvolvido pelos carnavalescos Júlio Poloni, Rodrigo Meiners e Rayner Pereira tem inspiração em um dos sambas de maior popularidade da folia paulistana, “Coisa boa é para sempre”, de 1995, quando a escola oriunda da maior torcida organizada do Corinthians conquistou o primeiro de seus quatro títulos.

Águia de Ouro

Em seu desfile, a Águia de Ouro abordará os 100 anos da Rádio Nacional, que terá como parceiro o radialista de longa data Eli Corrêa. Os brasileiros ouviram pela primeira vez uma transmissão de rádio no dia 7 de setembro de 1922, durante a comemoração do centenário da Independência, quando foi veiculado o discurso de Epitácio Pessoa, presidente da República na época.

Império de Casa Verde

Após conquistar a terceira colocação em 2023 com o enredo “Império dos Tambores”, o Império de Casa Verde homenageará Fafá de Belém. Assinado por Leandro Barboza, o enredo “A cabocla mística em rituais da floresta” exaltará a cantora por aspectos de sua vida e carreira que se relacionam misticamente com a amazonidade das tradições, festejos culturais e religiosos dos povos originários e ribeirinhos”.

Acadêmicos do Tucuruvi

A Acadêmicos do Tucuruvi levará para a avenida o enredo “Ifá”, com desenvolvimento dos carnavalescos Dione Leite e Yago Duarte e pelos pesquisadores Vinícius Natal e Renato Carvalho. “Nossa proposta é observar o oráculo de Ifá não somente como um jogo de adivinhação, mas, também, como uma filosofia e olhar singular para a vida segundo os preceitos e princípios Yorùbá”, esclarece a sinopse.

Apuração Carnaval 2024 SP

O tão aguardado dia da revelação do grande campeão do Carnaval de São Paulo em 2024 acontecerá no dia 13 de fevereiro, uma terça-feira cheia de expectativas e confetes, a partir das 15h, no sambódromo do Anhembi. As agremiações e foliões ansiosos poderão finalmente descobrir quem leva para casa o título de soberano da avenida.

Sabrina Sato, Juju Salimeni e mais: as rainhas de bateria das escolas de São Paulo Sabrina Sato, Juju Salimeni e mais: as rainhas de bateria das escolas de São Paulo

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade