Pitombeira: Bloco de carnaval que ficou famoso em 'O Agente Secreto' desfila em Olinda
Troça acontece há 78 anos e foliões devem usar a camisa da década de 1970 que aparece no filme, que está na disputa pelo Oscar
Como se o pernambucano precisasse de mais motivos para sentir orgulho do seu carnaval, este ano surgiu mais um. A camisa de um dos blocos mais tradicionais de Olinda aparece no filme O Agente Secreto em uma cena despretenciosa, mas foi o suficiente para que os holofotes se virassem para a Turma da Pitombeira.
A Troça Carnavalesca Turma da Pitombeira desfila nas ladeiras de Olinda há 78 anos. Suas cores oficiais são amarelo e preto, que costumam estar presente nas roupas dos foliões que frequentam o bloco. Este ano, porém, só as cores não bastaram e a grande maioria das pessoas deve comparecer com a própria camisa da troça, idêntica à que o protagonista Armando, interpretado por Wagner Moura, usa no filme.
O modelo é fiel ao usado pelos carnavalescos dos anos 1970, época em que se passa O Agente Secreto, filme vencedor do Globo de Ouro e que concorre ao Oscar em 15 de março. Os organizadores da Pitombeira foram surpreendidos com a grande procura pela camisa, que veio de todas as regiões do Brasil. Os novos lotes esgotam em menos de um dia e os pedidos não param de chegar.
O bloco da Pitombeira desfila na manhã desta segunda-feira de carnaval, 16 de fevereiro. A concentração é em frente à sede, no bairro do Carmo, e a expectativa é de reunir milhares de pessoas.
Aprígio Cunha, vice-presidente da Pitombeira, disse ao Terra que, para este ano, o bloco vendeu 30 mil camisetas. "Se todo mundo que comprou vier, Olinda vai estar de amarelo e preto".
Os organizadores da troça também aproveitaram a nova fase por causa do filme para resgatar uma tradição: o 'p' na testa. "Isso faz parte do hino [da troça]: 'E o 'p' que tem na testa faz parte da confusão'", disse Aprígio ao Terra. "Antigamente, todo mundo da Pitombeiras saía com o 'p' e a gente está resgatando isso. Você vai ver várias pessoas com o 'p' na testa".
Famosos
Artistas e outras personalidades que visitam Pernambuco neste carnaval aderiram à “moda” da Pitombeira.
Os cantores Silva e Chico Chico, que fizeram show no Recife no último final de semana, se apresentaram com a camisa do bloco.
A primeira-dama Janja Lula da Silva assistiu o desfile do Galo da Madrugada com a camisa amarela.
Diretor do filme O Agente Secreto, Kleber Mendonça Filho publicou uma foto vestindo a peça em uma viagem.
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval
