Quintal dos Prettos leva o samba da periferia ao coração do Carnaval de São Paulo
Bloco estreia no Circuito Ibirapuera dia 8 de fevereiro, reúne Emicida e Maria Rita e reafirma o samba como força viva de ocupação do espaço público
O projeto Quintal dos Prettos, uma das maiores rodas de samba do Brasil, fará sua estreia oficial no Carnaval de rua de São Paulo em 2026. O Bloco Quintal dos Prettos ocupará o emblemático Circuito Ibirapuera no dia 8 de fevereiro, levando a energia do samba independente e periférico ao espaço público. Integrando a programação do Carnaval Pipoca 2026, das 12h às 15h.
O desfile contará com a presença ilustre do rapper Emicida e da cantora Maria Rita que sobem ao trio elétrico junto com o duo. O bloco tem como rainha Erika Moura (Globeleza), ícone do Carnaval, e a expectativa é reunir cerca de 50 mil pessoas ao longo do trajeto.
Após o desfile, a programação se estende no Quintal dos Prettos - Celebração, no Espaço Maria Zélia, no Belenzinho, palco da gravação ao vivo do clipe Us Memo Preto Zica, com participação de Emicida. O evento consagra a trajetória de um projeto independente que une tradição, afrofuturismo e a potência criativa da cultura urbana.
Margareth Valentim, uma das fundadoras do projeto, reforça a importância dos parceiros para colocar o bloco na rua: "A parceria com a Pipoca e a estreia do bloco do Quintal dos Prettos no Carnaval de São Paulo representam um sonho coletivo e marcam esse movimento como um passo importante de ocupação cultural e afirmação de identidade. Estrear no Carnaval de rua de São Paulo é reafirmar que o samba segue vivo, potente e ocupando os espaços que sempre foram seus".
Criado há oito anos por Magnu Sousa, Maurílio de Oliveira e Margareth Valentim, o Quintal dos Prettos nasceu reunindo cerca de 200 pessoas e hoje se consolidou como uma das rodas de samba mais importantes do Brasil, e já recebeu mais de 400 mil pessoas em suas edições mensais na zona leste de São Paulo desde 2016.
Um projeto 100% independente, sustentado por uma engrenagem que envolve mais de 100 profissionais apaixonados e que transformou o Quintal dos Prettos em território de afeto, memória, resistência e futuro.
Na primeira edição de 2026, Magnu e Maurilio receberam, das mãos de Emicida, o Disco de Platina pelo marco de 50 milhões de plays no álbum Quintal dos Prettos ao Vivo, o duo vive um momento marcante na carreira. "Nossa estreia no carnaval de rua de São Paulo representa um marco simbólico e cultural: a ocupação do espaço público por um projeto independente, periférico e oriundo do samba, dialogando diretamente com valores como diversidade, brasilidade, celebração, pertencimento e energia coletiva", avalia a dupla.
A concentração do Bloco Quintal dos Prettos está marcada para às 11h, no entorno do Parque do Ibirapuera - antes do Monobloco -, compondo a programação do pré-carnaval do Carnaval Pipoca 2026.
Os ingressos para o pós-bloco no Maria Zélia estão disponíveis via Sympla. Para mais informações, acesse @QuintaldosPrettos.
Bloco Quintal dos Prettos
Data: 8 de fevereiro de 2026 (domingo)
Concentração: 11h
Início do desfile: 12h
Encerramento: 15h
Local/Trajeto: Circuito Ibirapuera (do Obelisco ao Monumento às Bandeiras) - Avenida Pedro Álvares Cabral | Obelisco Ibirapuera
Pós Bloco
Quintal dos Prettos - Celebração + gravação do videoclipe de "Us memo preto Zica"
Local: Espaço Maria Zélia
Endereço: Rua José Pinheiro Bezerra, 100, Belenzinho. São Paulo-SP
Horário: 16h às 21h
Ingressos: a partir de R$ 40 via Sympla