Foliões denunciam uso de bombas e spray de pimenta pela GCM após término de bloco em SP
Organização do Vai Quem Qué afirmou que um dos integrantes do bloco foi espancado por guardas municipais
Foliões que estavam na dispersão do bloco Vai Quem Qué na noite de terça-feira, 17, denunciaram ação truculenta da Guarda Civil Metropolitana (GCM) após o término do bloco de carnaval de rua, na região do Butantã, Zona Oeste da capital paulista.
Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram diversas pessoas tossindo e cobrindo o rosto depois que a GCM usou bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta contra foliões. "Tratando todo mundo como criminoso, jogando bomba nas pessoas", diz uma mulher em um dos registros.
Em nota, o Bloco Vai Quem Qué afirmou que a ação, ocorrida durante a dispersão do bloco, foi "desproporcional e lamentável". A organização informou que seguiu todos os horários determinados pela Prefeitura de São Paulo e que, antes do alvoroço causado pela GCM, a dispersão estava ocorrendo tranquilamente.
"As pessoas, com suas famílias e amizades, crianças, velhinhos e PcDs, estavam se encaminhando para os restaurantes e bares da região, felizes e se divertindo, e como sempre no Vai Quem Qué com máximo respeito ao território onde, inclusive, parte dos integrantes do bloco mora", ressaltou.
Um dos integrantes do bloco teria tentado dialogar com os guardas, mas acabou sendo espancado. "A partir daí, a GCM escalonou a violência e as imagens publicadas nas redes sociais mostram a desproporção: bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e violência excessiva contra o carnaval de rua. O bloco Vai Quem Quer faz carnaval nas ruas da cidade de São Paulo desde 1981 e nunca viu tamanho absurdo. Repudiamos e não aceitaremos que a dispersão do nosso bloco seja feita na base da porrada", acrescentou a organização.
Até o momento, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana ainda não se manifestou sobre o ocorrido.
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval
-1h7ly89h02g54.jpg)