PUBLICIDADE

Conheça a história de Carlão do Peruche, o último cardeal do samba paulistano

Primeiro episódio do podcast conta como Carlão foi uma figura-chave para a mudança de formato do carnaval paulistano O post Conheça a história de Carlão do Peruche, o último cardeal do samba paulistano apareceu primeiro em AlmaPreta.

8 fev 2024 - 10h22
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem mostra Seu Carlão do Peruche, um idoso negro com uma camisa social branca.
Imagem mostra Seu Carlão do Peruche, um idoso negro com uma camisa social branca.
Foto: Alma Preta

O primeiro episódio do podcast "Memórias de Batuque - a história viva e negra do samba paulistano", produção da agência de notícias Alma Preta em parceria com o Brasil de Fato, apresenta a trajetória de Carlos Alberto Caetano, o seu Carlão do Peruche.

Considerado o último cardeal do samba paulistano - um grupo de cinco lideranças sambistas que na década de 1960 mediou a oficialização e o reconhecimento do samba e suas escolas junto ao poder público -, Carlão é um dos fundadores da Unidos do Peruche e pioneiro na criação das Escolas de Samba em São Paulo. Foi defensor da criação do sambódromo e depois se tornou o principal crítico do espaço, denunciando a mercantilização da festa. 

O programa narra as origens de Carlão e vai entender quais os principais territórios que ajudam a formar sua identidade como sambista. Esse caminho começa em Pirapora do Bom Jesus, onde Carlão se encantava com o jongo.

"O jongo é o que chamamos de partido alto né, no interior a gente chama de caipira de jaci, no nordeste é repentista, no meio do samba é partido alto, você canta alguma coisa, você responde, a gente canta o refrão você responde e assim vai indo.", diz Carlão, em entrevistada captada por Camila Rodrigues e Milena Ootuca em 2006, durante a produção do livro que inspira o podcast. 

"Ele tem uma história que é uma síntese dessa mobilidade territorial da população negra na cidade de São Paulo. A gente tenta trazer um pouquinho disso para o episódio focando, claro, no Carnaval", conta Camila Rodrigues, apresentadora do Memórias de Batuque. 

Em seguida, o episódio detalha o envolvimento do Carlão com a criação da Unidos do Peruche, a articulação por mais investimentos no carnaval e os primeiros movimentos que fariam da festa algo mais parecido com que ela é hoje. Também descreve os momentos tensos no período da ditadura militar e o impacto da mercantilização da festa. 

"Carlão foi uma figura-chave nessa mudança de formato do Carnaval paulistano. Por isso que a gente escolheu ele como primeiro episódio. A figura do cardeal do samba foi fundamental pra construir o Carnaval organizado como é hoje no Anhembi, com verba pública e saindo da marginalidade", conta Camila Rodrigues. 

Carlão, hoje, está com 93 anos e com problemas de saúde, o que dificultou sua participação no programa. Mas, mesmo assim, ele deixou uma pequena mensagem, ao final do episódio. 

"A história do seu Carlão nos ajuda a contar a história do samba paulistano. Não só dele, mas das outras pessoas que nós perfilamos também. É muito interessante perceber como a história do samba, como a gente foi construindo essa cultura aqui na cidade de São Paulo, tem a ver com a história de vida deles, tem a ver com o que eles criaram e trouxeram para esse samba.", explica Camila Salmazio, jornalista e editora do podcast. 

O podcast 

O "Memórias de Batuque" estreou nesta quinta-feira (8) e está disponível nos principais tocadores de podcast. O projeto é um verdadeiro mergulho na história e um valioso trabalho de redescoberta e valorização das tradições populares. 

Nesta primeira temporada, serão lembradas histórias de pessoas fundamentais para o samba paulistano, como Carlão do Peruche, Maria Helena Embaixatriz, Seu Ideval e Seu Chiclé.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer a memória sobre o carnaval e revisitar episódios importantes para a construção da festa. O podcast é inspirado no trabalho de conclusão de curso de jornalismo de Camila Rodrigues, apresentadora do programa, e de Milena Ootuca, que integra a equipe de pesquisa. 

"É um registro histórico, jornalístico que fala do passado, mas também conta muito para a gente sobre o presente e, possivelmente, sobre o futuro da nossa cidade, da cultura, principalmente do samba paulistano", finalizou Camila Salmazio.

https://open.spotify.com/show/4K8mHrxJPJd8iqyXEY51Os

O post Conheça a história de Carlão do Peruche, o último cardeal do samba paulistano apareceu primeiro em AlmaPreta.

Alma Preta
Compartilhar
Publicidade
Publicidade