PUBLICIDADE

Carnaval: 3 dicas para curtir a folia sem descuidar da saúde

Nutricionista revela três conselhos básicos para manter a saúde protegida durante as festas e toda a folia do Carnaval

26 jan 2024 - 19h02
(atualizado às 19h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O Carnaval já está a todo o vapor pelo Brasil afora! Quem tem a oportunidade de curtir a folia antes mesmo do feriado oficial já tirou a fantasia e o glitter do armário. E mesmo quem só poderá participar durante o feriado prolongado, já está se preparando para participar da maior festa do país.

Carnaval: 3 dicas para curtir a folia sem descuidar da saúde
Carnaval: 3 dicas para curtir a folia sem descuidar da saúde
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

No entanto, nenhuma ansiedade é justificativa para deixar a saúde de lado. Isso porque são dias de festa que incluem alta exposição solar, muito tempo em pé e, muitas vezes, abuso de álcool. Nesse sentido, estar atento com o próprio bem-estar é imprescindível para aproveitar todos os dias de Carnaval.

Com a normalidade de temperaturas acima dos 40ºC, uma alimentação equilibrada e rica em líquidos para manter a hidratação é fundamental, como afirma a nutricionista Gláucia Renata Balardini, da rede GoodBom Supermercados. "Estamos vivendo recordes históricos de calor e ajustar a alimentação é fundamental para cuidarmos do nosso corpo e minimizar os danos que possam acontecer," destaca a especialista.

Gláucia separou 3 dicas primordiais que vão salvar seu Carnaval de qualquer desconforto e imprevisto em relação à saúde. Confira:

1 - Mantenha a hidratação

A ingestão adequada de líquidos é necessária e obrigatória para o bom funcionamento do organismo. Uma quantidade apropriada, especialmente em dias quentes e durante a folia do Carnaval, faz toda a diferença, já que perdemos mais água através da transpiração. 

"São recomendados 35ml por cada quilo de peso. Pode ser água, sucos de frutas naturais sem adição de açúcar, água de coco e isotônicos para a reposição mais rápida dos sais minerais perdidos em atividades físicas intensas".

Além disso, Gláucia também indica o consumo de águas saborizadas que, além da hidratação, fornecem propriedades das hortaliças, frutas e ervas adicionadas. " Podemos colocar abacaxi, canela, capim limão, pepino, hortelã, melancia, gengibre, limão, morango. As águas devem ser preparadas e permanecer na geladeira por pelo menos uma hora, para liberação das propriedades", sugere a nutricionista.

2 - Aposte em uma alimentação leve

Também é importante manter uma dieta com pouca gordura e alimentos processados, evitando frituras. Isso porque as altas temperaturas alteram o metabolismo corporal e esses alimentos provocam uma sobrecarga no sistema digestório, causando indigestão e aumento da temperatura corporal - o que você definitivamente não quer experimentar durante o Carnaval.

Por este motivo, prefira uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras. "As frutas auxiliam na hidratação e reposição dos sais minerais. Devemos dar preferência para aquelas com maior teor de água, como melão, abacaxi, melancia, laranja, morango e uvas. Além disso, saladas cruas, compostas por variedades de vegetais como tomate, couve, alface, rúcula, rabanete, agrião, chicória, pepino e legumes, como abobrinha, chuchu, berinjela, quiabo, brócolis e couve-flor, sucos de frutas naturais sem adição de açúcar e carnes magras, preferencialmente as brancas, que possuem menos gordura, também são opções interessantes", aponta Gláucia.

3 - Consuma alimentos que fortalecem o sistema imunológico

Para aproveitar o Carnaval faça chuva ou faça sol, é importante estar com o sistema imunológico forte e protegido. Para isso, procure incluir na sua refeição diária alimentos ricos em Vitamina C (limão, laranja, acerola, morango, mamão papaia, kiwi e abacaxi), leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha), hortaliças verde-escuras (couve, agrião, rúcula, espinafre), peixes, alho, cenoura e abóboras amarelas.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade