Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As previsões do Grammy 2026 para Gravação do Ano, segundo Rolling Stone

Canções de Lady Gaga, Kendrick Lamar e Chappell Roan chegaram exatamente quando precisávamos delas

9 out 2025 - 18h41
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários

À medida que nos aproximamos das indicações ao Grammy, no dia 7 de novembro, a Rolling Stone está analisando 10 categorias diferentes. Para cada uma, prevemos os indicados, bem como quem irá (e quem deveria) vencer na noite do Grammy.

Lady Gaga
Lady Gaga
Foto: Kevin Mazur/Getty Images for Coachella); Kendrick Lamar ( / Rolling Stone Brasil

"Houve tantas gravações incríveis", afirma J.J. Italiano, chefe de Curadoria e Descoberta de Música Global no Spotify. Isso torna a previsão da categoria Gravação do Ano — que homenageia a versão gravada de uma música e cujo prêmio é concedido a todas as pessoas envolvidas em sua criação — um jogo amplamente aberto, e que ouvintes atentos podem se divertir muito ao tentar prever. Italiano diz que a distinção entre Canção e Gravação continua importante na forma como a música pop é pensada. "É muito legal que haja uma tradição em que pensamos na estrutura da canção e na gravação anualmente", diz ele. "Hoje em dia, a música pop se move tão rápido que os pequenos detalhes podem ser perdidos".

Gravação do Ano - Nossas Previsões

  • Tyler, the Creator feat. GloRilla, Sexyy Red, & Lil Wayne, "Sticky"

Quem Vencerá?

Kendrick Lamar feat. SZA, "luther"

"luther" de Lamar tem um sentimento atemporal que não se resume apenas à amostra oniricamente utilizada do dueto de 1982 de sua lenda do soul homônima, Luther Vandross, com Cheryl Lynn, "If This World Were Mine". O dueto de Kendrick e SZA significaria uma vitória consecutiva para o rapper de Compton, que levou para casa o prêmio de Gravação do Ano por "Not Like Us" em fevereiro. "Aquele foi um momento muito importante", diz Italiano, que observa que o domínio daquela canção "simplesmente flutuou" para a ascensão da faixa mais chill-out de GNX. Essa dominância contínua pode ser um fator importante, de acordo com Italiano: "Quando o momento é inegável, ou quando [o sucesso de uma música] não é necessariamente sobre a composição, mas sobre como ela se torna uma cápsula do tempo para o ano, essas são as gravações que, na maioria das vezes, vencem nesta categoria".

Quem Deveria Vencer?

ROSÉ & Bruno Mars, "APT."

"APT.", de ROSÉ e Bruno Mars, não é apenas um contagiante choque cultural; é uma faixa habilmente trabalhada que se encaixa perfeitamente no espírito da categoria, de acordo com Italiano. Ele afirma: "Eu, pessoalmente, sinto que é uma das gravações com a melhor engenharia e arranjo que ouvi em muito tempo — particularmente o pré-refrão. O arranjo e a forma como o pré-refrão foi gravado são um golpe de mestre".

Análise dos Candidatos

A previsão do campo de indicados aponta para canções que capturaram momentos culturais específicos em 2025:

  • Lady Gaga com "Abracadabra" foi um estrondo no streaming que, segundo Italiano, foi lançado no momento exato. Ele descreve a faixa como "uma música tão definitiva da Gaga em uma época em que parecia que o mundo precisava exatamente disso".
  • Chappell Roan com "The Subway" é classificada por Italiano como "uma música incrível e, como gravação, extremamente forte".
  • A balada de Alex Warren, "Ordinary", preencheu uma lacuna no pop de 2025, explorando o que Italiano chama de "algo que é meio familiar, mas que estava faltando".
  • Sabrina Carpenter e sua faixa com toque twang, "Manchild", celebram o que Italiano define como "o segundo ano de músicas onipresentes de Sabrina".
  • "TIMELESS", de Playboi Carti e The Weeknd, é vista como uma volta de consagração na forma de um lamento elegante.
  • "Sticky", de Tyler, the Creator (com GloRilla, Sexyy Red e Lil Wayne), é descrita como um posse cut (faixa com vários rappers) cheio de reviravoltas e metais, que funde múltiplos estilos e vozes para uma festa explosiva.

Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Maura Johnston, no dia 9 de outubro de 2025, e pode ser conferido aqui.

+++ LEIA MAIS: Disputa do Grammy 2026 de Melhor Álbum de Rock pode homenagear lendas esquecidas e novatos irreverentes

+++ LEIA MAIS: Os 5 hits do século XXI que marcarão presença no lineup do Lollapalooza 2026

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade