PUBLICIDADE

Tragédias e vitórias: a dramática história de Harry Potter

Bruxo mais famoso dos cinemas e da literatura completa 34 anos nesta quinta-feira (31)

31 jul 2014 - 11h35
Compartilhar
Exibir comentários

Harry James Potter é o feiticeiro mais famoso e protagonista da mais bem sucedida história literária envolvendo bruxos dos últimos tempos. O jovem garoto, filho de Tiago e Lilian Potter, está longe de ser um herói, se enquadrando muito melhor no título de sobrevivente.

Siga Terra Diversão no Twitter

Ídolo de toda uma geração de leitores, Harry Potter tem história dramática. Nascido em 31 de julho de 1980, viu seus pais serem assassinados por seu eterno inimigo, Voldemort, com apenas 3 meses de vida. A ação do Lorde das Trevas foi motivada por uma profecia da professora Sibila Trelawney, que disse à Dumbledore, em uma entrevista em Hogwarts, que um garoto que nasceria no final de julho seria o único capaz de derrotar Voldemort.  A declaração poderia se referir tanto ao pequeno Potter quanto a Neville Longbottom, que nascera na mesma época. Mesmo assim, Voldemort enxergou em Harry sua maior ameaça.

Assim, o Lorde das Trevas, com a colaboração de Pedro Pettigrew, encontrou o esconderijo dos Potter e, logo de cara, assassinou o pai de Harry. Ao chegar ao quarto do jovem garoto, encontrou Lilian defendendo-o. Voldemort disse à mãe de Potter que ela poderia sobreviver se deixasse o rapaz morrer, mas ela, literalmente, deu a vida pelo filho, e também foi assassinada. Assim, o caminho estava livre para Voldemort. No entanto, um feitiço provocado pela morte de Lilian impediu que o Lorde chegasse perto do menino, que acabou sobrevivendo.

Com os Dursley, sendo atingido por uma série de cartas
Com os Dursley, sendo atingido por uma série de cartas
Foto: Divulgação
O inferno com os Dursley

Órfão de pai e mãe, Harry Potter foi deixado por Dumbledore, Minerva e Hagrid na porta da casa dos tios Valter e Petúnia Dursley, que moravam com o filho, o gordinho mimado Duda. Petúnia sempre teve inveja de Lilian, mãe de Harry, especialmente por ela ter poderes mágicos e ser muito mais bonita. Assim, os Dursley fizeram da infância de Harry um inferno, deixando-o longe de tudo que fosse relacionado ao mundo dos bruxos, e acusando-o de ser louco quando relatava coisas estranhas que aconteciam com ele. Além disso, Potter foi obrigado a viver em um armário de vassouras, vestindo roupas velhas e sendo constantemente humilhado pela família.

No entanto, ao completar 11 anos, sua vida passou por uma enorme transformação. Uma série de cartas começaram a vir ao encontro de Harry e, mesmo que seus tios fizessem de tudo para escondê-las, em um dado momento elas eram tão numerosas que acabou sendo impossível.  Os Dursley chegaram, inclusive, a se mudar para uma ilha muito distante. Mesmo assim, Rúbeo Hagrid os encontrou, revelando a Harry que ele era um bruxo, e que precisava se apresentar em Hogwarts, escola para jovens feiticeiros.

Assim, Potter foi embora rumo ao mundo dos bruxos, embarcando na plataforma 9 ¾ na estação de King Cross, em Londres, onde conheceu seus primeiros dois e eternos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.

Tragédias, conquistas e batalhas: a vida de Harry Potter em Hogwarts

Foram seis anos de muito aprendizado em Hogwarts. Acima de tudo, foi neste local onde Harry descobriu todos os detalhes sórdidos de sua história, suas maiores habilidades e seus grandes inimigos. Também foi onde conheceu seu grande amor, Gina Weasley, irmã de seu melhor amigo, Rony, com quem está casado até hoje.

Lá, Harry também presenciou enormes tragédias, como as mortes de Cedrico Diggory, Severo Snape, Sirius Black e, especialmente, Albus Dumbledore. Mas também obteve grandes triunfos. O maior deles, a morte de Voldemort, acabando de uma vez por todas com a ameaça do mundo das trevas.

<p>Harry e Gina dão seu primeiro beijo. Os dois acabam se casando</p>
Harry e Gina dão seu primeiro beijo. Os dois acabam se casando
Foto: Divulgação

Hoje, aos 34 anos, pouco se sabe sobre Harry Potter. Ao lado de Gina, tem três filhos: Tiago Sirius, Lilian Luna e Alvo Severo. Os amigos Ron e Hermione também se casaram, e possuem dois filhos, Rosa e Hugo Weasley.  Com os primeiros fios brancos aparecendo em sua vasta cabeleira preta, o experiente bruxo segue utilizando seus óculos redondos, sua marca registrada, e vivendo feliz ao lado da família.

A história de criação do personagem

Harry Potter é fruto de uma luz de criatividade extremamente casual de J.K. Rowling. Segundo ela mesma, Rowling estava em uma viagem de trem entre Manchester e Londres, em 1990, quando a ideia de história para Harry simplesmente apareceu.

<p>Com Neville, Hermione e Ron. Prontos para o confronto final</p>
Com Neville, Hermione e Ron. Prontos para o confronto final
Foto: Divulgação

“Tenho escrito continuamente desde os seis anos de idade, mas nunca estive tão excitada com uma ideia antes. Eu simplesmente sentei e pensei, por quatro horas (trem atrasado), e todos os detalhes borbulharam em meu cérebro e este garoto de óculos e cabelos pretos que não sabia que era um bruxo tornou-se mais e mais real para mim”, diz ela em um texto disponível no seu site oficial.

Nos seis anos seguintes, diversas coisas aconteceram, como o nascimento de sua primeira filha, o divórcio de seu primeiro marido e uma mudança para Portugal. Mas nada impediu Rowling de continuar a escrever seu primeiro romance, A Pedra Filosofal, história que terminou em 1996, e lançou como livro no ano seguinte. De lá para cá, mais seis livros foram escritos, todos adaptados para o cinema, consagrando Daniel Radcliffe no papel de protagonista.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade