PUBLICIDADE

Nesta quinta tem mais uma sessão de cinema gratuita no jardim da Casa de Cultura Mário Quintana

O público deverá levar cadeiras de praia para assistir às projeções no Jardim Lutzenberger, que começarão às 19h30, com duração aproximada de 30 a 45 minutos.

26 fev 2024 - 16h07
(atualizado às 17h46)
Compartilhar
Exibir comentários

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), vinculada à Secretaria da Cultura (Sedac), terá programação especial no Jardim Lutzenberger todas as quintas-feiras à noite, a partir de 15 de fevereiro, com o lançamento do projeto Curta no Jardim, em parceria com o Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e a Cinemateca Paulo Amorim. Para aproveitar o verão e desfrutar do espaço ao máximo, exibições audiovisuais ocorrerão ao ar livre.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

As sessões serão gratuitas, sem necessidade de inscrição prévia. O público deverá levar cadeiras de praia para assistir às projeções no Jardim Lutzenberger, que começarão às 19h30, com duração aproximada de 30 a 45 minutos.

A cada noite haverá dois blocos, com apresentação de filmes produzidos principalmente por artistas visuais. Serão realizados quatro encontros, sendo que dois já aconteceram nos últimos dias 15 e 22, em parceria com a Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB), com uma seleção de videoarte feita pelos curadores Arthur Bonfim e Bruna Martin. A segunda parte do projeto, também com quatro noites de exibições, ocorrerá entre 14 de março e 4 de abril, com filmes do acervo do Festival CineEsquemaNovo.

Segundo a diretora da CCMQ, Germana Konrath, "o projeto Curta no Jardim busca oferecer um espaço de exibição e diálogo com produções experimentais, recentes e fora do circuito comercial, em um ambiente aberto e agradável, proporcionando uma experiência estética diferenciada para o público diversificado da Casa de Cultura".

A seleção realizada por Bonfim e Bruna explora o arquivo de obras em vídeo da FVCB, composto por 135 títulos produzidos entre a década de 1970 e os anos 2000. Os curadores propõem um recorte que destaca a variedade e a experimentação de artistas e coletivos.

A terceira edição, a ser realizada nesta próxima quinta-feira (29/2)terá ênfase na experimentação em videoarte e apresentará trabalhos do acervo da fundação produzidos por artistas nacionais e internacionais, entre os anos 1990 e 2000.

Em 7 de março, encerrando o primeiro bloco do projeto, será exibida uma seleção de vídeos de Letícia Parente (1930-1991), artista e cientista que foi pioneira da videoarte brasileira na década de 1970. Seus vídeos exploram temas como condição feminina, clausura, desconforto, migração e experimentações com o corpo.

O Lola Bar e o Térreo Restaurante, parceiros comerciais da CCMQ, instalarão pontos de venda temporários no local das exibições, oferecendo um cardápio especial para atender o público.

Serviço

Curta no Jardim - Projeção audiovisual ao ar livre

Quintas-feiras, às 19h30. Evento gratuito.

  • 15/2 - Seleção de vídeos do artista Claudio Goulart
  • 22/2 - Seleção de filmes do Kanaal Zero
  • 29/2 - Seleção de vídeos da coleção FVCB
  • 7/3 - Seleção de vídeos de Letícia Parente

*Com a informação Ascom Sedac

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade