0

Conheça Befana, a bruxa italiana dos presentes de Natal

Festa é celebrada no dia 6 de janeiro

4 jan 2019
09h30
atualizado às 14h27
  • separator
  • comentários

Com o fim do Natal na Itália, as residências se enchem de meias penduradas, e as crianças esperam pela chegada da bruxa Befana, que leva doces para os pequenos que se comportaram bem durante o ano.

Conheça Befana, a bruxa italiana dos presentes de Natal
Conheça Befana, a bruxa italiana dos presentes de Natal
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Assim como o Papai Noel, a velhinha do bem costuma deixar presentes de casa em casa. Como tantas lendas, no entanto, sua origem segue incerta. Para muitos, a Befana surge da história dos reis magos, que se perdem durante sua viagem a Belém para presentear o menino Jesus e pedem ajuda a uma senhora que não quis acompanhá-los.

Essa velhinha seria a bruxa, que, arrependida, decide levar presentes a Jesus, mas, sem encontrá-lo, distribui doces por todas as casas em que passa. Por isso, o Dia da Befana é celebrado na Itália em 6 de janeiro, quando os reis magos teriam presenteado Jesus, dando fim às festas natalinas.

Durante muitos anos a troca de presentes de Natal na Itália foi feita na Festa da Befana. Para se adequar aos outros países, os italianos passaram a presentear seus entes queridos no próprio Natal, mas continuaram celebrando a lenda da bruxa em janeiro.

A data é tão importante no país que os mercados vendem meias dos mais diversos tipos, muitas vezes já recheadas de guloseimas, e a maioria das lojas fecha no dia da velhinha. Apesar de ser uma bruxa, a Befana é boa e muito amada pelos italianos, porém, caso o comportamento da criança tenha sido ruim, ela deixará um carvão no lugar dos docinhos.

Ansa - Brasil   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade