PUBLICIDADE

Zoológico de São Paulo celebra o Dia das Crianças com família de leões e aventuras africanas

9 ago 2023 - 21h15
(atualizado em 2/10/2023 às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários

Passear no Zoológico com as crianças é quase que uma missão. Afinal de contas, passeios ao ar livre é tudo de bom! E tem mais: é um local que não tem idade para se divertir. Bora lá então? Em outubro, o público poderá visitar, de forma inédita, uma família reunida de leões composta pelas mamães, Aisha e Amira, o papai Django e seis filhotes. Terá visitas mediadas com educadores do Zoo em horários alternados para a área dos leões, girafas e hipopótamos e ainda será possível acompanhar o momento da alimentação das aves de rapina.

Foto: Fotos: Reprodução / Divulgação / Meu Passeio

O Parque Zoológico de São Paulo, por exemplo, é um programa perfeito para os dias de sol. Localizado na Água Funda, Zona Sul da cidade, ocupa uma área de mais de 820 mil m² de Mata Atlântica original, o lugar reserva muitas atrações em meio à natureza e tem cerca de 1.500 animais entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrado para apreciar.

Tem ainda os passeios noturnos do zoo, que estão fazendo sucesso e o Mundo dos Dinossaurospara a criançada que é fascinada por esse universo. Imperdível, não acha?

Dica: receba a agenda completinha de passeios para levar as crianças em São Paulo no seu e-mail! É grátis! Clique aqui!

Dia das Crianças: Zoológico de São Paulo apresenta ao público a família de leões com seis filhotes

sp_criancas_passeio_zoo_leoes_22
sp_criancas_passeio_zoo_leoes_22
Foto: Meu Passeio

O Zoológico de São Paulo preparou um presente especial para o Dia das Crianças que promete fazer o "fofurômetro" explodir. Neste mês de outubro, os visitantes terão a oportunidade de conhecer uma família de leões reunida, composta pelas mamães Aisha e Amira, o papai Django e seus seis filhotes adoráveis. Uma das experiências que torna essa visita ainda mais emocionante é a oportunidade de escolher os nomes dos "bebês" através das mídias sociais do Zoo.

O Zoológico de São Paulo realizou reformas em seu espaço para acomodar essa família de leões, que anteriormente vivia em recintos separados no Safari. Agora, pela primeira vez, quatro dos seis filhotes serão apresentados aos visitantes. Além disso, os avós Iduma e Erindi, e as tias Luanda, Nairóbi e Malawi também podem ser observados em outro ambiente. No total, 14 leões fazem parte da família no Zoo SP.

Os leões são conhecidos por viverem em grupos sociais na natureza, formando grupos que podem chegar a até 40 indivíduos. Esse comportamento é uma exceção entre os felinos, que normalmente preferem viver e caçar sozinhos, como "predadores solitários".

Reprodução e conservação

A reprodução da família de leões do Zoológico de São Paulo foi cuidadosamente planejada, com base em análises genéticas realizadas em 2022. Isso permitiu a aproximação entre Django e Amira, que resultou no nascimento de dois filhotes no ano passado. Em janeiro deste ano, Django e Aisha também se reproduziram, dando origem a mais quatro filhotes adoráveis.

A análise genética foi possível devido à participação do Zoológico de São Paulo no Species360, uma plataforma científica de gerenciamento de dados de animais que vivem em zoológicos em todo o mundo. Essa ferramenta ajudou a garantir que os filhotes nascessem geneticamente saudáveis e contribuirá para programas de conservação no futuro.

As ações de reprodução e conservação do Zoo SP têm sido bem-sucedidas ao longo da história, permitindo a reprodução de 15 das 38 espécies de felinos silvestres conhecidas no mundo, incluindo 13 que estão sob ameaça de extinção. Esses esforços são baseados no bem-estar animal, considerando aspectos como nutrição, saúde, ambiente, comportamento e estado mental.

Conheça a Família:

  • Papai Django: Django nasceu no Zoológico de Copenhagen, na Dinamarca, e chegou ao Zoológico de São Paulo em 2016, com 1 ano e 4 meses. Ele é pai de 6 leões, incluindo dois filhotes com Amira e quatro com Aisha;
  • Mamãe Amira: Amira nasceu no Zoo SP em 2018. É mãe de dois filhotes com Django e filha de Iduma e Erindi, ambos também cuidados no Zoológico de São Paulo;
  • Mamãe Aisha: Aisha, filha de Iduma e Erindi, nasceu em 2018 junto com Amira e é mãe de quatro leões;
  • Filhotes: Os dois filhotes de Amira, ainda sem nomes, têm 10 meses de idade, enquanto os outros quatro, filhos de Aisha, têm 8 meses. Todos são moradores do Zoológico de São Paulo;
  • Iduma e Erindi: São os pais de Aisha e Amira. Erindi tem 9 anos e chegou a São Paulo do Gaia Zoo, na Holanda. Já Iduma tem 8 anos e nasceu no Lory Park Zoo, na África do Sul,
  • Nairóbi, Luanda e Malawi: Essas são as irmãs mais novas de Aisha e Amira, nascidas no Zoológico de São Paulo e com 3 anos de idade.

Agenda educativa do Zoo para o mês das crianças

A experiência será melhor ainda para o público com a agenda educativa, confira:

  • Território 4 - Leões: nos dias 12, 13, 14, 15, 21 e 28 de outubro, com horários às 10h30 e especialmente nos dias 12, 13 e 14, haverá mais um horário às 15h30;
  • Beleza nas alturas - Girafas: nos dias 12, 13 de outubro, às 11h e 14 de outubro, às 14h30;
  • Gigante dos rios africanos - Hipopótamos: 12, 13, 15, 21 e 28 de outubro, às 10h,
  • A hora da comida dos rapinantes: todos os sábados de outubro, às 14h.

Mundo Dino Zoo SP

O Zoológico de São Paulo apresenta a atração: Mundo Dino, que foi reimaginado em quatro áreas distintas, cada uma representando uma era dos dinossauros. A adição mais recente é a área de vestígios, permitindo aos visitantes uma imersão prática na paleontologia. Em um tanque de escavação com dez vestígios de dinossauros, os participantes podem aprender sobre técnicas de descoberta de fósseis.

As réplicas de dinossauros foram restauradas para garantir precisão científica e realismo. Com 30 réplicas de 21 espécies, sendo 28 animatrônicas, o Mundo Dino apresenta as réplicas com movimentos e sons.

Além de educativo, o Mundo Dino é inclusivo, projetado para acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

Base científica!

Sob a orientação do respeitado paleontólogo Ariel Milani Martine, doutor em paleontologia pela Unicamp, esta nova atração proporciona uma experiência educativa para todas as idades.

Importante! Os ingressos para esta atração são disponíveis para a venda apenas aos visitantes do Parque Zoológico, podendo ser adquiridos direto no site. Não sendo, então, permitida uma visita exclusiva.

Funciona todos os dias, de segunda a domingo, das 9h às 17h (a bilheteria encerra às 16h). Clique aqui para conhecer mais sobre este passeio!

É corajoso?

Outra atração incrível são os passeios noturnos para conhecer um pouco mais dos hábitos noturnos de alguns animais. Durante o trajeto é possível ver bem de perto hipopótamos, tamanduás-bandeira, onças, leões, tigres, lobos, morcegos, gambás, entre outros. 

Ecossistema

O Zoológico oferece também visitas guiadas com roteiros distintos, no entanto, no momento, elas estão suspensas, passando por uma reformulação. Todas elas são adequados à faixa etária e às perspectivas dos visitantes, nas quais as crianças podem aprender mais sobre a fauna, biodiversidade e o papel do zoológico na preservação do meio ambiente.  

Mais sobre o Zoo

A infraestrutura do Parque Zoológico de São Paulo inclui ainda três lanchonetes (mas quem quiser pode levar lanche e fazer piquenique no local), estacionamento para 2.000 carros, loja de fotos e de lembranças, fraldário, banheiros e bebedouros acessíveis e um espaço para eventos. Com diversos meios de acesso, o estacionamento do zoológico fica em frente ao portão de entrada.

O horário de funcionamento do parque é das 09h às 17h com a bilheteria funcionando das 09h as 16h.

Leia mais: 65 anos! Aniversário do Zoológico de SP é comemorado com a chegada de novos exemplares de espécies em extinção

Aprendendo mais sobre os animais e a biodiversidade

O zoológico tem um programa educativo que ensina os pequenos sobre a importância da biodiversidade, com intuito de despertar nos pequenos um desejo de serem guardiões da natureza em sua rotina do dia a dia.

São oferecidos roteiros diversos para atender cada nível escolar, sendo eles: Experiência Papo Animal, para professores e alunos de turmas de 4 a 6 anos; Experiência Aventura Animal, para alunos do Ensino Fundamental I, II e Médio.

O programa ainda conta com a Experiência sem mediação para escolas, no qual os professores recebem um material para guiar seu grupo e por fim tem a possibilidade para visitas técnicas para universitários e escolas técnicas, no qual os estudantes podem ver os bastidores e a rotina do zoológico.

Se você faz parte de uma rede de ensino e tem interesse em conhecer o zoológico em uma excursão, basta enviar um e-mail para agendamentos.zoo@zoologico.com.br e se informar sobre os custos, que são orçados conforme o tamanho de cada turma visitante.

Curiosidade

Maior jardim zoológico do Brasil e um dos dez melhores do mundo, o zoológico de São Paulo tem 65 anos e exibe mais de 3.200 animais, com nativos da Mata Atlântica, anfíbios, aves, invertebrados, répteis e mamíferos. Inclusive, mico leão dourado e tamanduá bandeira são algumas das raridades que também podem ser encontradas por lá.

Opções de lazer é que não faltam no Zoológico. Tem uma creche para filhotes rejeitados pelas mães, chocadeiras elétricas e sala de incubação para ovos de aves e répteis.

Há também uma fazenda do zoológico, com cerca de 572 hectares, que produz hortaliças usadas na fabricação das rações variadas para os animais do parque.

Leia mais: Já ouviu falar no Axolote? Espaço Xochimilco, no Zoo de SP, proporciona experiência educativa e divertida sobre espécie mexicana em extinção

Quanto custa o ingresso do Zoológico de SP?

As entradas para o Zoológico de São Paulo podem ser adquiridas no site pelo valor de R$ 74,90 (inteira) e R$ 37,45 (meia-entrada). Agora, se você for comprar no dia em que deseja visitar o Zoo, ele vai sair por R$ 79,90 (inteira) e R$ 39,95 (meia-entrada). 

E todas as terças, quartas e quintas de setembro de 2023, todo mundo paga meia-entrada no Zoológico, Mundo Dino e traslado até o Jabaquara.

Vale lembrar que crianças de até 4 anos e 11 meses e deficientes não pagam e às quartas-feiras (exceto em feriados municipais, estaduais e/ou federais) todos pagam meia. 

Além disso, há as seguintes opções de combos:

Zoo + traslado do Terminal Jabaquara

Antecipado no site

  • Inteira: R$ 83,70;
  • Meia-entrada: R$ 46,25;
  • Idosos acima de 60 anos: R$ 37,45.

Compra no mesmo dia da visita

  • Inteira: R$ 88,70;
  • Meia-entrada: R$ 48,75;
  • Idosos acima de 60 anos: R$ 39,95.

Zoo + Mundo Dino

Antecipado no site

  • Inteira: R$ 104,90;
  • Meia-entrada: R$ 52,45.

Compra no mesmo dia da visita

  • Inteira: R$ 109,90;
  • Meia-entrada: R$ 54,95.

Zoo + Mundo Dino + traslado do Terminal Jabaquara

Antecipado no site

  • Inteira: R$ 113,70;
  • Meia-entrada: R$ 61,25;
  • Idosos acima de 60 anos: R$ 52,45.

Compra no mesmo dia da visita

  • Inteira: R$ 118,70;
  • Meia-entrada: R$ 61,25;
  • Idosos acima de 60 anos: R$ 54,95.

Noite Animal (apenas no 2º sábado de cada mês)

  • Valor por pessoa: R$ 99,00;
  • Crianças de até 2 anos não pagam.

Atrações como o passeio noturno e o "Mundo dos Dinossauros" tem preços à parte. Consulte aqui.

E tem promoção rolando

Dia de aniversário

Se você for passear no zoo no dia do seu aniversário, não paga ingresso, muito legal, não é mesmo? Basta levar um documento com foto e apresentar na bilheteria física e comemorar mais uma primavera de um jeito que foge do tradicional.

Pode aproveitar para levar um bolo e ainda fazer um piquenique de aniversário com a família!

Leia mais: Jardim Botânico de São Paulo: uma opção de lazer tranquila com as crianças nas férias

Como chegar no Zoológico de SP?

Para quem quer ir de transporte público, há uma opção de transporte expresso que sai do metrô Jabaquara (linha 1-Azul) - ZooTur - para o Zoológico (Ponte Orca).

Os micro-ônibus saem diretamente do metrô Jabaquara com ida e volta. É importante saber que não é possível comprar apenas o transporte. A pessoa deve comprar o ticket para entrar no Zoológico, já com o transporte, lá mesmo no terminal.

Quem preferir ir de ônibus, as linhas 4491-10 (Vila Liviero - Term. Pq. D. Pedro II) e 475R-10 (Jd. São Savério - Term. Pq. D. Pedro II) são as principais da região. Para consultar outras opções de trajetos, clique aqui.

Restou alguma dúvida? Tire-a aqui!

  1. Quanto custa o ingresso do Zoológico? R$ 39,95 (meia) e R$ 74,90 (inteira);
  2. Qual são os dias e horários de funcionamento do Zoológico? Todos os dias, inclusive feriados, das 9h às 17h. A bilheteria física funciona das 9h às 16h;
  3. Quando acontece o passeio noturno do Zoológico? Acontecem todos os segundos sábados do mês, com entrada até às 19:30h;
  4. Crianças até qual idade não pagam? Até 4 anos e 11 meses;
  5. O Zoológico de SP tem lanchonete? Sim, há 3 lanchonetes em funcionamento;
  6. Pode fazer piqueniques n Zoológico de SP? O parque dispõe de área para piqueniques;
  7. Como faço para comprar ingressos do Zoológico pela internet? Basta acessar aqui.

Dados do passeio:

  • Passeio: Zoológico de São Paulo
  • Recomendado: Todas as idades
  • Quando: Atração fixa
  • Horários: de segunda a domingo, das 9h às 17h. Fechamento da bilheteria às 16h
  • Preços: a partir de R$ 74,90 (inteira) e R$ 37,45 (meia-entrada)
  • compre aqui seu ingresso

  • Locais:
    • Onde: Zoológico de São Paulo
Meu Passeio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade