O iogurte tem uma forte presença na cozinha indiana. É ingrediente de receitas doces e salgadas, além de integrar molhos para saladas. O preparo do iogurte caseiro é fácil e prático.
    Na Índia, athitya (ato de receber um hóspede ou convidado) é importante dever social e estabelece que os que chegam à casa devem ser tratados com todas as honras. Como boas-vindas, conta Fernanda de Camargo-Moro, em Arqueologias Culinárias da Índia, desde os tempos antigos, o convidado, logo ao chegar, é recepcionado com iogurte - enriquecido com mel e açúcar - ou leite. Além de símbolo de hospitalidade, o iogurte é um ingrediente com forte presença na culinária indiana, seja em pratos salgados ou doces.
    O leite, considerado uma dádiva para a sobrevivência dos hindus, transforma, indiretamente, o iogurte em uma graça divina. No passado, para coalhar o leite, eram usadas ervas e frutas. Hoje, apesar de o método ainda ser utilizado, outras técnicas mais modernas são empregadas. O coalho (iogurte) é conhecido como dahi e é, freqüentemente, servido com arroz, cevada ou suco de soma (uma beberagem inebriante).
    O dahi, na Índia, é feito diariamente com uma parte do leite fresco. Muito saudável, integra receitas de raita (saladas), lassi (refrescos), doces, molhos e é usado até mesmo para amaciar carnes. Hoje, o iogurte, assim como receitas indianas que o têm como base, fazem parte da história gastronômica de um grande número de países.



Confira aqui algumas receitas!

Copyright © 1996 - 2001 Terra Networks, S.A.. Todos os direitos reservados. All rights reserved.