Descubra os segredos das comidas mais populares do Brasil

2 Sanduíche de pernil do Estadão, em São Paulo - SP

Famoso desde 1974, o bar do Estadão foi o primeiro bar 24 horas do Brasil. Reduto de jornalistas, intelectuais e baladeiros, serviu de quintal para a antiga redação do jornal O Estado de São Paulo, que ficava ali na frente.

Quem nunca ouviu falar no “pernil do Estadão”? O carro chefe da casa é um clássico da culinária de boteco paulistana, já ganhou até o prêmio de melhor sanduíche pelo júri de gastronomia da Veja. O bar está sempre lotado e todo mundo que está lá, lá está pelo pernil. Não é à toa que eles chegam a vender até 40 peças de 7 kg nos dias mais movimentados.

Quer descobrir o segredo de tanto sucesso? Primeiro eles não usam carne congelada, o produto é sempre fresco, que eles recebem diariamente, exceto nos domingos. O primeiro passo é salgar a peça (inteira). Depois deixe descansando de 4 a 6 horas.

Para assar primeiro eles colocam num forno a vapor, e depois no seco, todo o processo dura cerca de 3 a 4 horas. O molho é à base de tomate, cebola e parmesão, e o tempero do molho é elaborado com alho, cebola, louro, orégano, azeite, sal, cebola e colorau. Refogue o molho e deixa em banho maria.

Para montar o sanduíche igual ao deles é só fatiar bastante pernil (cerca de quatro fatias), colocar no molho, que estará em banho maria, adicionar tomate, pimentão e cebola fatiados. Pronto! Você terá um legítimo “pernil do Estadão”.

Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Pernil “do Estadão” é um clássico da culinária de boteco paulistana

Terra