PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Conteúdo Publicitário

#PartiuPraia: 5 ilhas que você precisa conhecer no Brasil

22 jan 2015 - 09h28
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O litoral brasileiro tem cerca de 7 mil quilômetros de extensão e inúmeras ilhas em que uma visita tem tudo para se tornar uma experiência inesquecível. Paisagens de tirar o fôlego, contato direto com a natureza e muita tranquilidade são alguns dos destaques desse tipo de passeio em que cada foto se torna um verdadeiro cartão postal.

As possibilidades de roteiros também são variadas, seja uma trilha no meio da Mata Atlântica, um mergulho com vários peixes coloridos, um restaurante com frutos do mar fresquinhos ou simplesmente passar a tarde deitado (a) em uma rede a sombra de um coqueiro.

Está se animando para conhecer de perto das belezas do nosso país e partir rumo a verdadeiros paraísos na Terra? Para te ajudar, nós vamos falar um pouco mais de cinco dessas ilhas e arquipélagos. 

Fernando de Noronha-PE

Formado por 21 ilhas e ilhotas, o arquipélago de Fernando de Noronha é uma verdadeira maravilha da natureza. Com praias paradisíacas e fauna e flora preservadas, é um lugar fantástico para surfar e mergulhar. (Crédito da foto: iStock)

Fernando de Noronha
Fernando de Noronha
Foto: iStock

Para que o paraíso continue sempre ali, é preciso seguir normas ambientais, que você com certeza vai concordar. Afinal, nós temos que preservar não só os lugares lindos, mas todo o nosso planeta.

Dicas

Para chegar ao arquipélago, é preciso pegar voos com saídas de Recife e Natal. Quem for em busca de ondas, a melhor época do ano é em janeiro e fevereiro, quando os tubos que se formam em algumas praias e fazem do local ser chamado algumas vezes como Havaí brasileiro.

Já o mergulho é mais indicado de junho a fevereiro, quando não chove muito e o mar fica mais transparente. Para os mais amadores, o mais indicado é a Baía do Sudeste, com profundidade de 5 metros e repleta de peixes coloridos. Os mergulhadores experientes costumam aproveitar o outro lado do arquipélago, virado para o oceano aberto.

Muitas trilhas, caminhadas e passeios de barco também fazem dos roteiros de Noronha, assim como a oportunidade de ver golfinhos e desova de tartarugas.

Ilha Tinharé-BA

A ilha de Tinharé localiza-se no município de Cairu, no litoral do estado brasileiro da Bahia. Vinte e seis ilhas compõem o arquipélago de cerca de 400 km², mas apenas três são habitadas - Tinharé, Boipeba e Cairu - cada uma com cerca de cinco mil habitantes. Originalmente, Morro de São Paulo se refere a um povoado da ilha de Tinharé, mas com sua popularização entre os turistas, o nome é muito usado para se referir a toda ilha e, às vezes, a todo o arquipélago. (Crédito da foto: Flickr/ Marina Almeida)

Ilha Tinharé
Ilha Tinharé
Foto: Marina Almeida

As grandes atrações do local são as paisagens paradisíacas, praias de águas claras e algumas atividades de ecoturismo.  A natureza local conserva trechos de Mata Atlântica e manguezal, e a paisagem é desenhada por morros, restingas e coqueirais.

Dicas

Para chegar à ilha, os turistas precisam abrir mão dos carros. O acesso pode ser feito apenas por mar ou ar, e o tráfego dentro da ilha é limitado a alguns poucos veículos coletivos e carros utilizados pelas pousadas e hotéis. Pelo ar, o turista pode contratar uma empresa aérea que realize voos a partir de Salvador. Se a escolha for pelo mar, é possível partir de Salvador e de Valença por meio de catamarãs, lanchas ou saveiros. O porto do Morro de São Paulo e o porto da Gamboa, mais distante do povoado, recebem os turistas na ilha.

Como opções de lazer, os principais atrativos de Morro de São Paulo são suas praias numeradas: a Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praia. Há ainda a Praia do Encanto, a Gamboa e Garapuá. Ao fim da tarde, os turistas se reúnem e assistem ao pôr do sol na beira da praia. Casas noturnas e festas animam a noite no vilarejo. A Quarta Praia, a Praia do Encanto e Garapuá, são ideais para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Ilhabela-SP

A 130 km da capital paulista, Ilhabela possui belas praias, cachoeiras, atividades esportivas e natureza exuberante, com um pedaço do que ainda resta da Mata Atlântica no Brasil. Boa parte de sua área faz parte do Parque Estadual de Ilhabela e fica sob preservação. (Crédito da foto iStock).

Ilhabela
Ilhabela
Foto: iStock

Considerada a Capital Nacional da Vela, Ilhabela recebe a Semana Internacional da Vela, maior evento do esporte na América Latina. Sua orla possui 42 praias para diferentes gostos. Entre as principais estão: Castelhanos, Cachoeiras, do Curral, Feiticeira, Pedras do Sino, Jabaquara e Saco da Capela.

Dicas

Ilhabela encontra-se perto do continente e é acessível por balsas que partem de São Sebastião, litoral de São Paulo.

No lado mais isolado e indicado para o surfe, o destaque é a Praia de Castelhanos, a maior de Ilhabela, com extensão de 1,5 km e localizada na Baía dos Castelhanos. Pode ser acessada por terra ou mar, e os aventureiros podem aproveitar uma trilha de 22 km em veículo 4x4 para chegar até ela. No caminho, a beleza da Mata Atlântica é uma das atrações. Vale lembrar que a trilha não é pequena e é preciso estar com o preparo físico em dia. 

Já a pesca esportiva é feita na costa sul da ilha, onde lanchas levam turistas com instrutores. É possível encontrar anchovas, bicudas, sororocas e outros peixes. Feita em alto-mar, a pesca oceânica é para quem gosta de aventurar-se. Alguns peixes encontrados são marlins, dourados, atuns e sailfishes.

Além da vela, o kitesurf e o windsurf também são muito comuns, devido às boas correntes de vento no ano inteiro. Um dos melhores lugares da ilha para vela é o Canal de São Sebastião.

Ilha Grande-RJ

Paraíso ecológico do litoral fluminense, próximo a Angra dos Reis, Ilha Grande garante a seus visitantes um encontro único em harmonia com a natureza. Mais de cem praias exuberantes, trilhas com vegetação formada pela Mata Atlântica recebem os turistas, numa ilha que é exemplo de desenvolvimento sustentável e respeito da natureza, como sempre deve ser. (crédito da foto: iStock)

Ilha Grande
Ilha Grande
Foto: iStock

Entre as principais praias, estão a belíssima Lopes Mendes, bastante procurada para mergulho por suas águas translúcidas, e a pequena Cachadaço, com destaque de uma piscina natural. Para um visual completo da ilha, os passeios de barco bem recomendados.

Dicas

O acesso à ilha é feito de barco, a partir de Angra dos Reis ou de Mangaratiba – o desembarque é na Vila do Abraão. Do Centro de Angra saem, todos os dias, três catamarãs no cais de Santa Luzia.

A ilha não tem carros nem agências bancárias, e a oferta de pousadas concentra-se, principalmente, na vila de Abraão, principal de Ilha Grande.

Ilha do Mel-PR

A Ilha do Mel está localizada no estado do Paraná e pertence ao município de Paranaguá e é administrada pela IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Os 25 quilômetros de praias agradam a todos os gostos. Algumas são praticamente desertas, outras têm bastante agito, inclusive à noite.

A ilha tem cinco vilarejos, que são: Fortaleza, Nova Brasília ou Brasília, Farol, Praia Grande e Encantadas. (Crédito da foto: iStock)

Ilha do Mel
Ilha do Mel
Foto: iStock

Os pontos turísticos de maiores destaques em Ilha do Mel são o Farol das Conchas, que está localizado no morro da concha. Do alto do farol se tem uma bela vista panorâmica de quase toda a ilha e região.

A ilha não tem asfaltamento. São apenas pequenas ruas e trilhas de terra que aumenta ainda mais a sensação de tranquilidade.

Dicas

Ao visitar esse lugar paradisíaco é bom levar lanterna para caminhar à noite, já que não há iluminação pública. 

Fonte: Ministério do Turismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade