PUBLICIDADE

Grãomelete: como fazer um delicioso omelete sem ovos

Aprenda como fazer um omelete usando grão-de-bico, sem usar ovos produzidos com sofrimento e exploração animal

22 abr 2022 05h00
ver comentários
Publicidade
Foto: Vegano Periférico

O rango vegano é bastante diversificado e as possibilidades do que fazer na cozinha são muitas. Diferente do que pensam, deixar de comer produtos de origem animal não significa restrição alimentar, muito pelo contrário.

Antes, ir para cozinha era só para cozinhar o básico e de forma bem limitada. Mas após ter acesso a tantas alternativas e aprender a cozinhar pratos diferentes, muita coisa mudou. A cozinha ganhou cor, criatividade e nos tornamos mais autônomos na hora de preparar um rango.

Nas antigas, na falta de uma mistura, o ovo era o coringa. E tinha um omelete recheado que comíamos sempre quando eramos moleque, aí nos tornamos veganos e deixamos de consumir ovos (por não concordar com o sofrimento e a exploração na produção de ovos), e descobrimos o grãomelete. Ele é um omelete feito com grão-de-bico sem ovos. Vamos deixar aqui uma receita fácil de fazer, relativamente barata e que rende muito.

Uma dica para comprar o grão-de-bico mais em conta, é comprar a granel em zonas cerealistas ou mercados municipais. Infelizmente no supermercado o pacotinho é mais caro.

Foto: Vegano Periférico

🧂 RECEITA:

1 xícara de grão-de-bico cru 
1 xícara de água 
½ colher de chá de açafrão 
2 tomates
½ cebola grande
Salsinha e cebolinha a gosto
Orégano a gosto
Sal a gosto

🥘 MODO DE PREPARO:

1️⃣ O grãomelete é feito com o grão-de-bico cru, então, o primeiro passo é deixar o grão de molho entre 8h e 12h.
2️⃣ Após descartar a água do molho, leva o grão-de-bico para um liquidificador com 1 xícara de água e bata por cerca de 3 minutos. Massa pronta.
3️⃣ Pica o tomate, a cebola, a salsinha e a cebolinha. Passe a massa para uma vasilha, acrescente os temperos e mexa.
4️⃣ Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo e depois despeje a massa, sempre mexendo nas bordas do grãomelete, esse processo inicial é o que vai fazer ele não grudar. Evite colocar muita massa na frigideira, é melhor para cozinhar por dentro. Assim que dourar bem tá pronto.

 DICAS E OBSERVAÇÕES: 

Coloca o grão de molho antes de dormir e no outro dia é só seguir o passo a passo aqui.

O grão-de-bico não precisa ser cozido.

Na frigideira, o segredo é o fogo médio/baixo, paciência e uma frigideira antiaderente.

Se for guardar a massa na geladeira para o outro dia, evite temperar.

Nunca congelamos, então não sabemos como fica depois.

 

VOCÊ SABIA? 🤔
100g de grão-de-bico contém 21g de proteína, 114 mg de cálcio e 5,4 mg de ferro. Fonte: Tabela Taco
Vegano Periférico Leonardo e Eduardo dos Santos são irmãos gêmeos, nascidos e criados na periferia de Campinas, interior de São Paulo. São midiativistas da Vegano Periférico, um movimento e coletivo que começou como uma conta do Instagram em outubro de 2017. Atuam pelos direitos humanos e direitos animais por meio da luta inclusiva e acessível, e nos seus canais de comunicação abordam temas como autonomia alimentar, reforma agrária, justiça social e meio ambiente.
Publicidade
Publicidade