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CARTAS DO REICHENBOMBER - Opus 47

"Lepage is a master magician." - The Village Voice

 

O encenador teatral Robert Lepage

Robert Lepage é um dos encenadores teatrais de maior prestigio no mundo. Nascido em Quebec em 1957, estudou no Conservatório de Arte Dramática de Quebec e desde 1982 vem atuando como escritor, ator e diretor, sendo considerado um dos mais proeminentes embaixadores culturais do Canadá.

Através de sua companhia teatral, Ex Machina, é responsável por alguns dos espetáculos mais inovadores e fascinantes dos palcos contemporâneos: The Seven Streams of the River Ota, Needles and Opium, The Far Side of the Moon, Tectonic Plates, The Dragon Trilogy, The Polygraph e Elseneur (Elsinor).

Entre outras atividades, assinou em 1993 a direção artística da turnê mundial de Peter Gabriel, dirigiu MACBETH e A TEMPESTADE, ambos de Shakespeare, em japonês, com os atores do Tokyo Globe Theatre e uma audaciosa versão de SONHOS DE UMA NOITE DE VERÃO no Royal National Theatre de Londres.

Lepage vem experimentando todas as linguagens possíveis, incluindo o uso da Internet como expressão artística. Quem quiser ouvir suas idéias sobre o assunto, basta acessar o seguinte endereço:

https://radio-canada.ca/branche/v4/89/lepage.htm

Em 1995, Lepage estreou seu primeiro longa metragem, LE CONFISSIONEL, no Festival de Cannes, fora de competição. O filme inaugurou também a edição anual do Toronto International Film Festival e ganhou os prêmio GÉNIE (o Oscar canadense) de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Realização Artística de 1996.

Robert Lepage

A Europa Filmes acaba de lançar, diretamente em vídeo, LE CONFISSIONEL, com o título de MISTÉRIOS E PAIXÕES. Recomendável, sobretudo, pelo argumento original e fascinante.

Em 1952, Hitchcock vem a Quebec, Canadá, filmar I CONFESS (Tortura do Silêncio). Simultaneamente à preparação das filmagens, uma jovem de 16 anos, grávida e cheia de culpa e vergonha, procura a salvação na confissão, confiando no voto de silêncio de um jovem e imaturo padre. A ação pula para 1989, onde o jovem artista plástico Pierre, após passar três anos na China, volta para Quebec para acompanhar o funeral de seu pai. Enquanto tenta se adaptar novamente à cidade busca se reaproximar do irmão adotivo, Marc, um desajustado que sobrevive da prostituição masculina. Pierre ajuda Marc à descobrir quem o seu verdadeiro pai, numa busca exasperada que os levará à Quebec dos anos 50, e às filmagens de Hitchcock.

Com um entrecho destes, roteirizado pelo próprio Lepage, é difícil não imaginar uma obra de exceção. Mas, a exemplo do que aconteceu com PLACE VENDOME de Nicole Garcia (analisado na semana passada), alguma coisa se perde na conclusão, infelizmente, quase convencional.

Filmado com elegância e sabedoria (leia-se, sem cacoetes), um elenco afinadíssimo e um esmero técnico de primeira, LE CONFISSIONEL deixa uma estranha sensação de vazio em seus minutos finais. Gosta-se do filme, admira-se o talento investido, mas sem muito entusiasmo.

Sei não; acho que é um problema constante no bons filmes atuais (eu disse bons, não ótimos). Parece que vinga, essencialmente nos realizadores recentes, um medo enorme de errar. Arrisca-se na idéia, na maneira de produzir, mas raramente no resultado. Metaforicamente, é como assistir uma corrida de automóveis onde o mais audaz e talentoso dos jovens competidores, reduz a velocidade nas últimas voltas para não forçar a máquina demais.

A sensação de frustração ainda é maior quando se sabe que Robert Lepage é um encenador reconhecidamente atrevido e experimental. Mas na sua estréia cinematográfica tem-se a impressão que perdeu a corrida ao evitar à todo custo arrebentar o motor na reta de chegada.

De qualquer maneira, o aluguel do vídeo vale cada centavo despendido.

Cena de Hard Eight, primeiro filme de Paul Thomas Anderson

Entusiasmo mesmo é descobrir o filme de estréia de Paul Thomas Anderson, HARD EIGHT (ou SIDNEY - título original), exibido com exclusividade na II semana BRASIL e INDEPENDENTES, promovida pelo Espaço Unibanco de Cinema.

Quem ainda tem dúvidas de que Anderson é o melhor cineasta da sua geração não perde por esperar. HARD EIGHT (96) deverá ser comprado para distribuição no Brasil.

Basta um único plano, o travelling de abertura, para se ter a medida do talento exuberante deste americano tranqüilo.

Aos amigos, que andam minimizando seu cinema, colocando Anderson à sombra de Robert Altman, eu afirmo categoricamente que o pupilo é muito melhor que o velho mestre. Anderson faz filmes lentos, reflexivos, mas nunca chatos; ao contrário de Altman, que para cada NASHVILLE (obra-prima) executa dois ou três BEYOND TERAPHY. Em poucas palavras, Altman é metido à artista; Anderson não é.

Em HARD EIGHT, são quatro personagens mergulhados no universo movediço do jogo e das luzes de Reno. Mais uma vez, Anderson explora à exaustão as relações entre mestre e discípulo, entre "pai" e "filho" - lembram-se de Burt Reynolds e o garoto bem dotado de BOOGIE NIGHTS (97) e de Jason Robards e Tom Cruise em MAGNÓLIA (99)? A diferença é que neste primeiro filme, a ação inteira é construída em cima do "anjo de guarda" classudo, mas nada ortodoxo, e seu quase débil protegido. Os outros dois personagens centrais surgem para desestruturar essa relação de entendimento.

Gwyneth Paltrow, em início de carreira

O ator principal, Philip Baker Hall, é presença permanente no cinema de Anderson; desde o curta CIGARETTES AND COFFEE (93). Por estarmos acostumados a vê-lo interpretando sempre algum figurão da CIA no cinemão das majors, chega a ser estarrecedor descobrir, por trás de uma catadura tão emblemática, um oceano de humanidade. Mérito de Anderson, diretor de atores à altura de Mankiewicz, capaz de extrair o essencial de seu elenco. Gwyneth Paltrow, em início de carreira, imprime energia e encantamento ao personagem Clementine, garçonete e prostituta. Outro ator fetiche de Anderson, Philip Seymor Hoffman, aparece quatro minutos como um jogador falastrão, e quase rouba a cena do protagonista. O duelo de olhares entre os dois atores é um dos "milagres"
do diretor.

E o que dizer então do desfecho! Brilhante e absolutamente plausível e comovente. Isso é arriscar em tudo, inclusive no resultado.

Em suma, Anderson filma como alguns dos maiores titãs do cinema americano; de Anthony Mann (usando à perfeição o quadro anamórfico do scope), Robert Rossen (a investida carinhosa, mas sem complacência, no universo dos fracassados) à Martin Scorsese (a modernidade nascida dos clássicos e do amor ao cinema).

Anderson filmou HARD EIGHT aos vinte cinco anos e desde então vem aperfeiçoando sua dramaturgia com astúcia e segurança.

Quantos diretores no mundo acertaram três obras excepcionais em seqüência? Trata-se de um "gambler" e tanto, capaz de vários "hard eight" em seguida. Anderson veio para dar luz e relevância ao cinema ianque contemporâneo. Quem viver, verá !

Indicações de Sites - Diretores V

ROGER CORMAN

Web Guide próprio:

https://www.icast.com/movies/1,1524,211-230-1055,00.html

tributo à Roger Corman:

https://www.geocities.com/jahsonic/RogerCorman.html

entrevistas e artigos de/sobre Roger Corman:

https://www.theavclub.com/avclub3512/avfeature3512.html

https://www.imagesjournal.com/issue09/features/rogercorman/

https://www.filmwatch.net/corman.htm

https://www.afionline.org/haroldlloyd/corman/script.1.html

 

DON COSCARELLI

Web sites:

https://www.phantasm.com/

https://www.phantasm.com/hpages/Coscarelli_bio.html

entrevistas:

https://www.thedigitalbits.com/articles/coscarelli110399.html

https://www.universalstudios.com/unichat.30/newchat/
transcripts/doncoscarelli.html

https://www.drcasey.com/movies/spotlight/coscarelli1.shtml

https://www.b-mania.com/bonus/coscarelli.html

https://home.t-online.de/home/rosebud_entertainment/fffhoma.htm

 

COSTANTIN COSTA-GAVRAS

https://reelwest.com/magazine/archives/
vol12_5/costa.htm

https://www.splicedonline.com/features/
costa-gavras.html

https://www.dem.de/entertainment/stars/c/
constantin_costa_gavras.html

 

VITTORIO COTTAFAVI

https://www.rcs.re.it/correggio/giornale/2cotta.htm

texto de Bertrand Tavernier sobre a morte de Cottafavi:

https://www.liberation.fr/cinema/archives/
disparus/li-actb981221.html

 

ALEX COX

https://www.alexcox.com/

https://www.pscweb.com/repo/

https://micksinclair.com/zigzag/cox.html

 

PAUL COX

https://www.nsi-canada.ca/nsi/ssheet/cox.html

https://www.eonline.com/Facts/People/
0,12,25349,00.html

 



WES CRAVEN

https://www.wescraven.com/index2.htm

https://www.icast.com/movies/
1,1524,211-241-1110,00.html

https://www.losman.com/craven.htm

https://formen.ign.com/news/11674.html

 

CHARLES CRICHTON

https://www.britmovie.co.uk/studios/
ealing/biography/p06.html

https://www.space1999.net/catacombs/vcd.html

https://www.scaruffi.com/director/crichton.html

 

MICHAEL CRICHTON

https://www.crichton-official.com/index-pl.htm

https://www.globalnets.com/crichton/

https://www.randomhouse.com/features/crichton/

https://spaa.simplenet.com/crichton/

https://members.optushome.com.au/stott/film.html

https://mcrichton.hypermart.net/

 

GEORGE CUKOR

https://www.reelclassics.com/Directors/
Cukor/cukor.htm

https://www.fansites.com/george_cukor.html

https://www.niksula.cs.hut.fi/~hrajala/ClassicFilms/cukor.html

https://members.aol.com/MG4273/cukor.htm

https://www.q.co.za/culture/features/000110-cokor.htm

https://www.sbu.ac.uk/~stafflag/georgecukor.html

https://www.scaruffi.com/director/cukor.html

 

MICHAEL CURTIZ

https://members.tripod.com/~candide/

https://www.rickscafe.simplenet.com/
michaelcurtiz/

https://members.tripod.com/~candide/curtiz.htm

https://www.scaruffi.com/director/curtiz.html

 

EDWARD DMYTRYCK

https://www.rickscafe.simplenet.com/
edwarddmytryk/index.html

https://www.spartacus.schoolnet.co.uk/
USAdmytryk.htm

https://www.moviemaker.com/issues/16/dmytryk/16_dmytryk.html


Na próxima semana estarei incluindo as cartas e comentários enviados recentemente pelos leitores habituais da coluna, inclusive a solicitação especial de um fiel virtual cujo "nick" é "Taxi Driver".

CARLOS REICHENBACH


Comentários, desgostos, bombas e coquetéis podem ser enviados para: reichenbach@terra.com.br

Visite a home page do cineasta: https://members.xoom.com/creichenbach


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