Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil




Festival de cinema de Berlim mostra tragédia das guerras

O festival de Berlim parou nesta quinta-feira para olhar criticamente as duas últimas guerras envolvendo os Estados Unidos através de relatos das tragédias humanas que se seguiram aos ataques do gigantesco poderio militar.

Estreando na Europa, o filme The Three Kings ( Três Reis), mostra militares norte-americanos logo após o final da Guerra do Golfo, em 1991, quando Washington ficou atônito com a contra-ofensiva de Saddam Hussein. No filme, um grupo de soldados dos EUA arrisca-se a entrar no Iraque numa busca voraz para encontrar o ouro roubado do Kwait por Bagdá.

O sofrimento dos civis nas vilas iraquianas inspira o grupo a ajudar seus inimigos, em uma violação à política oficial. "É obviamente um filme contra a guerra e há muitas coisas bastante perturbadoras nele", disse o diretor David Russel. George Clooney, estrela do seriado de TV ER (Plantão Médico) e do mais recente filme da série Batman, interpreta um major que lidera três outros homens na procura pelo ouro. Com ele, estão Mark Wahlbert, de Boogie Nights, e o rapper Ice Cube.

Um filme iugoslavo, Nebeska Udica (Gancho do Céu), mostra uma perspectiva diferente: a dos moradores de Belgrado submetidos aos bombardeios liderados pelos Estados Unidos no ano passado. Diferentemente da pirotecnia exagerada de The Three Kings, o filme iugoslavo é centrado apenas em um bairro.

Todas as noites, os moradores procuram abrigos após ouvir as sirenes que anunciam as bombas dos aliados. Kaja, o protagonista, reúne seus amigos indolentes e amantes da cerveja para reconstruir uma quadra de basquete que está coberta por destroços. O trabalho une o grupo e provê distração momentânea em meio à perversa destruição provocada pelos bombardeios - que são vivamente representados por uma série de explosões de estourar os ouvidos.(Reuters)


 

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.