Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil




50º Festival de Cinema de Berlim revive a antiga e marcada
Potsdamer Platz

A 50ª edição do Berlinale, que começou nesta terça-feira, traz estrelas e diretores de Hollywood para um centro totalmente renovado, que renasceu das cinzas de uma área destruída na guerra.

O festival, que dura 12 dias, é considerado o primo pobre do glamouroso Festival de Cannes, mas está no mesmo patamar do Festival de Veneza no circuito europeu de mostras de cinema. Neste ano, 21 filmes de 16 países estarão concorrendo ao Urso de Ouro, que será anunciado no dia 20 de fevereiro.




Milla Jovovich e Mel Gibson atuam em "Million Dollar Hotel"

Dentre os indicados estão os favoritos O Talentoso Ripley, O Furacão, e Homem na Lua. O novo filme do diretor alemão Wim Wenders, O Hotel de Um Milhão de Dólares, também é presença ansiosamente aguardada em Berlim. Um dos filmes mais conhecido de Wenders, Asas do Desejo, de 1987, mostra anjos voando sobre uma Berlim ainda dividida em leste e oeste pelo muro, e serve como um lembrete de como a capital alemã - particularmente a Potsdamer Platz - tem mudado desde a queda do muro.

Antes da Segunda Guerra Mundial, a Potsdamer Platz era uma das principais encruzilhadas da cidade, mas foi reduzida a um terreno vazio sob a sombra da muralha construída após a guerra. Passando para frente até o ano 2000, a área agora é a principal vitrine da arquitetura moderna da capital, com edifícios imponentes, escritórios de empresas importantes e shoppings. Suas salas de projeção tipo multiplex, que já vem atraindo cinéfilos locais, serão usadas no festival.

A prefeitura da cidade espera que a mudança do festival para a Potsdamer Platz vai reafirmar seu papel de centro de entretenimento da capital.



Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.