Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Festival de Documentários traz 106 trabalhos de 21 países
Brasil tem 57 títulos na programação


Considerado o mais importante evento latino-americano dedicado ao gênero documental, o É TUDO VERDADE – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS realiza sua sexta edição de 29 de março a 8 de abril no Rio de Janeiro, e de 2 a 8 de abril em São Paulo. As exibições cariocas acontecem têm por sede o Centro Cultural Banco do Brasil (no Cinema e na Sala de Vídeo), com projeções a partir deste ano também na Casa França-Brasil.

Na capital paulista, os locais são CineSesc, Itaú Cultural, Museu da Imagem e do Som (Auditório e Sala de Vídeo Sony) e Centro Cultural São Paulo.

Dirigido pelo crítico Amir Labaki, o festival em 2001 reúne 106 documentários, representando 21 países e cinco continentes. Entre as grandes atrações vindas do exterior estão a cópia restaurada do clássico pop Gimme Shelter, sobre um fatídico concerto dos Rolling Stones; Southern Comfort, o vencedor da categoria no Sundance Festival; o melhor filme no Festival de Amsterdã, considerado "a Cannes do documentário", O Mar que Pensa; e a retrospectiva dedicada ao mais importante documentarista norte-americano, Frederick Wiseman (que vem ao Brasil pela primeira vez).

O É Tudo Verdade 2001 irá lançar 21 documentários nacionais. A seleção brasileira apresenta ainda as novas realizações de Vladimir Carvalho, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles e Geraldo Sarno – este último com direito à retrospectiva própria.

Além das seções Competição Internacional, Competição Brasileira, Retrospectiva Brasileira, Retrospectiva Internacional e O Estado das Coisas, o festival homenageia o cineasta holandês Johan van der Keuken, recentemente falecido, reapresentando o grande vencedor internacional do festival em 2000, Férias Prolongadas. (Redação Terra)

 

Copyright © 1996-2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.