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Festival do Rio tem fortes candidatos aos prêmios
`Bufo & Spallanzani' encerra com torrente de aplausos a mostra competitiva


Terninou no sábado à noite, com a exibição de Bufo & Spallanzani, precedido pelo curta BMW Vermelha, a mostra competitiva do Festival do Rio BR 2000. Concorrem só filmes brasileiros. Com base na votação popular, a BR Distribuidora, que patrocina o evento, dá três prêmios - de curta, longa de ficção e documentário. Os prêmios são atraentes - R$ 200 mil para a melhor ficção, R$ 100 mil para o melhor documentário, a título de incentivo à comercialização.

Bufo & Spallanzani baseia-se no romance policial de Rubem Fonseca. Assinala a estréia na direção do produtor Flávio R. Tambellini. Ele possui uma produtora, a Ravina Filmes, em homenagem a Ravina, o filme do ex-crítico do Estado, Rubem Biáfora, que seu pai, Flávio Tambellini, produziu nos anos 50.

É sócio da Conspiração. Andrucha Waddington, de Eu Tu Eles, subiu ao palco do cine Odeon BR com Tambellini. Tem um crédito de produção. Disse que não tinha nada a fazer ali. "Esta noite é do Flávio." E foi mesmo. O cinema quase veio abaixo, de tantos aplausos, no final. Por mais suspeito que fosse o público - todo mundo era amigo do diretor -, foram merecidos.

Bufo & Spallanzani é sólido, muito bem feito. Nem parece filme de estreante.

Tambellini agradeceu o muito que aprendeu com todos os diretores com quem trabalhou. O filme leva jeito de ganhar o prêmio do Festival do Rio BR 2000, que será anunciado depois de amanhã, no Odeon BR. Mas tem concorrentes de peso - Tolerância, de Carlos Gerbase, com o qual compartilha a atriz Maitê Proença e a estrutura policial, e Bicho de Sete Cabeças, de Laís Bodanzki.

O filme de Gerbase talvez seja mais consistente, por ser mais crítico. O de Laís foi finalizado na Itália, com recursos da Fabrica, a divisão da Benetton para cinema. O diretor da Fabrica, Marco Muller, esteve no Rio para prestigiar a exibição. Bicho mistura Um Estranho no Ninho, de Milos Forman, com Vida em Família, de Ken Loach. Mostra o inferno da família, que quase destrói um jovem ao interná-lo num instituto psiquiátrico, como drogado. É barra-pesada e também bem-feito, só que num sentido mais agressivo, menos espetacular do que Bufo & Spallanzani. (O Estado de S. Paulo)

 

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