Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Veneza elogia os velhos de Hollywood



Com um elogio à terceira idade, representado por um seleto grupo de estrelas de Hollywood à beira dos 70 anos, como Clint Eastwood, Donald Sutherland, Tommy Lee Jones e James Garner, inaugurou-se esta quarta-feira a 57ª edição da Mostra do Cinema de Veneza.

A mostra, que se abriu com a exibição de Space Cowboys, o último filme dirigido e interpretado por Clint Eastwood (70 anos), no qual trabalham Sutherland (66), Lee Jones (53) e Garner (72), presta uma merecida homenagem a um dos últimos astros do cinema concedendo-lhe o Leão de Ouro por seus 45 anos de carreira.

"Me honra receber este prêmio, mas me sinto não no final mas no meio de minha carreira...", confessou Eastwood numa coletiva. Os quatro atores, que interpretam quatro velhos cowboys do espaço, com seus achaques, limitações e frustrações, são o símbolo da mostra veneziana.

"Ser ator é como ser criança, a gente se diverte. Nós quatro continuamos trabalhando porque de certo modo nos mantemos jovens", afirmou Eastwood.

O último filme de Eastwood é um desafio aos jovens, arrogantes e terrivelmente dependentes do computador, e lança uma mensagem de esperança às velhas gerações, cujos sonhos, como ir à Lua, podem se realizar e cujas batalhas podem ser ganhas, como navegar no espaço 40 anos depois que a Nasa os substituiu por micos,humilhando-os.

Um desafio que o próprio diretor do festival, Alberto Barbera, quis frisar ao programar uma mostra cheia de autores consagrados, cuja idade média supera os 60 anos, entre eles o francês Claude Chabrol, o chileno Raúl Ruiz, o português Manoel de Oliveira -mais de 90 anos -, os americanos Robert Altman e Woody Allen, junto com jovens desconhecidos como o português João Pedro Rodrigues. (AFP)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.