Busca

Pressione "Enter"

Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil



Cannes: "Eu, Tu, Eles" recebe menção especial
Vencedor da Palma de Ouro será anunciado neste domingo


O 53.º Festival International du Film só anunciará neste domingo o vencedor da Palma de Ouro, mas os primeiros premiados começaram a surgir hoje. O Brasil é um deles. Eu, Tu, Eles, de Andrucha Waddington, ganhou menção honrosa do júri encarregado de destacar os melhores da mostra Un Certain Regard, confirmando o extraordinário sucesso que alcançou nas sessões para crítica e público.

O grande vitorioso dessa seção foi Things You Can Tell just by Looking at her, de Rodrigo García, filho do escritor colombiano Gabriel García Márquez.

O premiado brasileiro, Eu, tu, eles, conta a incrível, mas verídica, história de uma mulher que vive com três maridos em plena sociedade patriarcal, no nordeste do Brasil.

O anúncio dos vencedores prosseguiu com uma festa asiática na Croisette. Numa breve cerimônia no fim da tarde, o júri da Federação Internacional dos Críticos de Cinema (Fipresci) anunciou o ganhador do prêmio da crítica. Houve dois vencedores. Nas mostras paralelas (Semana da Crítica e Quinzena dos Realizadores) foi escolhido o filme Zamina Baraye Masti Ashba (A Time for the Drunken Horses), de Bahman Ghobadi, do Irã.

O prêmio principal, para os filmes da competição e da mostra Un Certain Regard, foi para o genial filme japonês "Eureka", de Aoyama Shinji.

Em seu comunicado oficial, o júri destacou o extraordinário dinamismo do cinema asiático, colocado em evidência pela seleção oficial, com 13 filmes. E justificou o prêmio para Eureka por sua visão terna e rigorosa de uma realidade dura, pela beleza formal da fotografia e pela interpretações tocantes de todo o elenco. Com quase quatro horas "Eureka" é difícil não só pela duração, mas também pela lentidão da narrativa. Vale enfrentar tudo isso porque o filme de Aoyama Shinji sobre os três sobreviventes de uma tragédia proporciona uma das viagens interiores mais densas e profundas realizadas pelo cinema nos últimos anos.

Enquanto o diretor japonês recebia seu prêmio, a equipe do filme de Hong Kong In the Mood for Love subia a escadaria do Palais para a sessão oficial. Foi o último filme da competição a ser exibido. Depois da relação terminal dos amantes gays de Felizes Juntos, Wong Kar-wai conta a triste história de amor de um homem e uma mulher que se sentem atraídos um pelo outro, mas não têm coragem de cometer adultério e nunca vão para a cama. (Agência Estado)

 

Copyright © 1996-2000 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.