Busca

Pressione "Enter"

 

 

Envie comentários e sugestões Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

"As Bodas" traz alegoria de um grande momento



Se você já viu esse filme, dê sua nota:



Foi em 1988. A jovem Vera sacudiu a então União Soviética e mostrou ao mundo um painel desolador do país e da frustração de sua juventude. A protagonista de A Pequena Vera, do diretor Vasily Pichul, ousava com a primeira cena de sexo e drogas do cinema russo e se debatia com sua família de operários a partir de uma gravidez inesperada.

Mais de uma década e algumas transformações políticas depois, Tania é uma espécie de irmã caçula da jovem da pré-desintegração do bloco. Ou seja, cresceu em outra fase política e econômica, conseqüência da abertura, a chamada glasnost. Também jovem, Tania é a personagem de As Bodas, do russo Pavel Lounguine.

Como se poderá ver a partir de hoje, ela tem mais liberdade, talvez até pelo empenho de sua predecessora. Mas ainda enfrenta agruras. É mais uma vez a Rússia atrasada e operária do interior que está em cena. Num vilarejo de mineiros, Tania (a bela Maria Mironova) é considerada uma jovem perdida e sente isso na pele quando volta de Moscou, onde era modelo. Vem com um objetivo bem definido: casar com o menino que amou na infância e assim renovar sua vida. O garoto agora é o rapagão Mishka (Marat Basharov), tipo boa-praça que depende do mísero salário da mina. Nem titubeia com a proposta dela, para desgosto da família. Em parte.

O avô é ranzinza, mas o pai, legítimo veterano do Partido Comunista e trabalhador exemplar, logo vê a possibilidade de impressionar a comunidade com uma grande festa. Falta dinheiro, no entanto, assim como para o noivo, que não consegue um presente digno para seu amor. Entra em cena, então, um amigo beberrão e chegado a pequenas falcatruas, o que dará início a uma série de mal-entendidos. Impossível não lembrar da dupla Paulo Goulart e Gianfrancesco Guarnieri, este um noivo atormentado pelo mesmo motivo no dia de seu casamento em O Grande Momento, o maravilhoso filme de Roberto Santos. Mas como no título brasileiro, tudo se ajeita e começa a festa.

E é esse também o grande momento do filme de Lounguine. A celebração se dá sob uma aparente sensação de felicidade, com o banquete e a música correndo soltas. O drama individual, no entanto, vai aos poucos se sobrepondo à catarse coletiva. A noiva tenta confessar algo ao marido, mas este, antevendo um ponto negro do passado recente, não deixa. O espectador é conduzido a imaginar uma relação mal explicada entre ela e o empresário local. O dono da mina e representante da nova riqueza do país foi o responsável pela carreira de Tania como modelo. Cobra dela a volta ao lar. Vem a explicação. Eram amantes, mas ela não sabia que o mecenas era casado.

As Bodas
chega a ser burlesco em seu humor baseado em situações esdrúxulas e tipos até mesmo clichês, como o policial corrupto, amigo dos poderosos e irascível com o proletariado. Mas antes de forçar um tom apelativo, o diretor demonstra claramente que o encontrou num país de identidade confusa, estagnado como se fosse num vácuo, sem saber se resguarda seu passado e suas tradições ou assume a crise inevitável. O choque entre a jovem que aspirou a uma vida, digamos, cosmopolita e a comunidade que parou no tempo é a evidente alegoria de uma Rússia que pretendeu alçar ao mundo capitalista e entrou em descompasso.

Lounguine não é exatamente um desconhecido por aqui. Seu filme Taxi Blues rendeu a ele o prêmio de melhor diretor em Cannes, em 1990. Foi exibido em mostras e no circuito alternativo brasileiro. Dava conta, assim como quase todos os seus títulos, da visão de uma sociedade em frangalhos, destinada a sempre soçobrar nas idas e vindas das correntes políticas e econômicas. Era assim com o taxista que penava com um amigo recente atrevido, um músico que depois ganhava fama e voltava triunfante.

Ou em Luna Park, o líder de uma gangue de skinheads, dedicado a reviver os ideais da Revolução, que deve reencontrar um pai nunca antes sabido, judeu nostálgico da velha Rússia. São todos encontros conflituosos, que chegam a um denominador comum pela via pessoal, seja no amor ou na amizade, nunca no contexto coletivo. Como a dizer que na crise de uma nação, a saída é buscar socorro na realização individual, com o mais próximo. É isso que Mishka logo enxerga ao aceitar Tania e seu passado obscuro. Dele surge uma criança. É a comprovação final de que a vida pode continuar, apesar dos esforços contrários de quem estabelece as regras. Vera não tinha a opção da escolha. Tania tem algumas. Já é um consolo que o filme de Lounguine oferece.(Orlando Margarido- Investnews/Gazeta Mercantil)





Procure na sua cidade

Veja trailer do filme



 








AS BODAS

Título Original: Svadba
País de Origem: França, Rússia, Alemanha
Ano:
2000
Duração: 114 min

Diretor: Pavel Lungin
Elenco: Marat Basharov, Mariya Mironova, Andrei Panin, Aleksandr Semchev, Vladimir Simonov, Mariya Golubkina










Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved..