Busca

Pressione "Enter"

 

 

Envie comentários e sugestões Cobertura completa Sites de cinema Grupos de discussão Colunistas Os melhores filmes Notas dos filmes Todos os filmes Roteiro de cinema O que está passando no Brasil

"Banhos" surpreende e encanta



Se você já viu esse filme, dê sua nota:



Roterdã, Sundance, Toronto - não importa o festival; onde quer que Banhos seja exibido, o público se encanta com o filme de Zhang Yang. Tamanha receptividade surpreendeu o cineasta. Ele achava que estava fazendo um filme - o terceiro de sua carreira - cujo interesse seria exclusivamente local e regional, mas ganhou o mundo. A surpresa é tanto maior porque internamente, na própria China, Yang não poupa críticas a Zhang Yimou e Chen Kaige, a quem acusa de filmar para o circuito dos festivais europeus.

Veja e descubra imediatamente o porquê do sucesso internacional de Banhos. O diretor chinês fez a Envie esta página para um amigoversão boa do supervalorizado, muito mais do que merece, Rain Man, de Barry Levinson.

Talvez seja uma aproximação um pouco grosseira, mas dá uma idéia do que o espectador vai ver. Banhos começa numa grande cidade. Um homem entra num banheiro público e toma um banho high tech. Máquinas encarregam-se de lavá-lo e esfregá-lo, como se estivesse num car wash. Esse mesmo homem, daqui a pouco, está chegando à casa de seu velho pai, que dirige uma casa de banhos tradicional, numa cidade do interior.

Ele tem um irmão deficiente mental. Há tensões entre pai e filho, e entre os irmãos. O homem nunca contou à mulher sobre esse irmão. A casa de banhos abriga a humanidade, com todos os seus problemas. São várias tramas paralelas. O protagonista vê-se na contingência de ter de assumir a guarda do irmão. O drama familiar é sincero, delicado. E o diretor usa a casa de banhos em vias de desaparecimento para falar sobre um mundo tradicional tragado pelo progresso. (
Agência Estado)

Leia também:
Crítica de Barbara Kruchin sobre "Banhos"



Procure na sua cidade

Assista ao trailer



 








BANHOS

Título Original: Xizhao
País de Origem:
China
Ano: 1999
Duração: 92 minutos
Diretor: Zhang Yang
Elenco: Wu Jiang, Quanxin Pu, He Zeng, Xu Zhu










Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved..