PUBLICIDADE

Xiaomi 14 vs Xiaomi 13: o que mudou entre as gerações?

Linha Xiaomi 14 foi anunciada há alguns dias, e diferenças em relação à geração anterior se concentram em processamento e câmeras

4 nov 2023 - 15h01
(atualizado em 5/11/2023 às 19h34)
Compartilhar
Exibir comentários

A linha Xiaomi 14 foi anunciada no final de outubro como uma atualização dos aparelhos topos de linha da marca chinesa, e as novidades se estenderam entre aspectos como desempenho, telas, bateria e mais. É possível resumir todas essas atualizações em alguns tópicos principais, com tudo o que há de mais importante na nova geração de celulares da Xiaomi.

Foto: Xiaomi / Canaltech
Xiaomi 14 ganhou novo visual com linhas mais retas (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Xiaomi 14 ganhou novo visual com linhas mais retas (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Foto: Canaltech

Xiaomi 14 vs Xiaomi 13

A mudança mais importante do Xiaomi 14 é o seu poder de processamento, já que o aparelho traz o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 como principal componente de desempenho.

A plataforma foi anunciada pela Qualcomm poucos dias antes do próprio celular, com melhorias de performance e maior foco em inteligência artificial (IA). Por isso, é possível que o aparelho apresente recursos de chatbot integrados, além de ganhar otimizações extras no processamento de imagens, por exemplo.

Xiaomi 13 tem visual mais curvado (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Xiaomi 13 tem visual mais curvado (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

O conjunto de câmeras do Xiaomi 14 permanece com um sensor principal de 50 MP, mas agora conta com outros dois componentes de 50 MP para os conjuntos de ultrawide e telefoto. Para efeito de comparação, o Xiaomi 13 veio com câmeras de 50+12+10 MP.

Portanto, isso indica que as fotos e vídeos capturados com o smartphone mais recente terão mais nitidez, inclusive em fotos que forem cortadas digitalmente — mas é algo que ainda vamos ter que esperar pelo review para confirmar. Já o zoom óptico da câmera telefoto permaneceu em 3,2x entre ambas as gerações.

Juntamente com a linha Xiaomi 14, a empresa também anunciou a chegada da HyperOS, sua nova interface para o sistema operacional Android. Ela vem em substituição à MIUI presente no Xiaomi 13, com melhorias de desempenho, segurança e integração com outros dispositivos da marca.

Outras novidades do Xiaomi 14 que também merecem atenção incluem:

  • Carregamento mais rápido: além de ganhar uma bateria de 4.610 mAh contra 4.500 mAh, a nova geração ganhou suporte para recargas rápidas de 90 W com fio, enquanto a geração anterior era limitada a 67 W. O carregamento sem fio de 50 W e reverso de 10 W permanecem os mesmos entre as duas gerações.
  • Tela mais brilhante: mesmo que mantenha grande parte de suas especificações de tela em relação ao modelo anterior, o painel de 6,36 polegadas do Xiaomi 14 se destaca por ter um brilho máximo de 3.000 nits (contra 1.900 nits do Xiaomi 13). O novo modelo ainda ganhou uma resolução ligeiramente mais alta de 1.200 x 2.670 pixels (contra 1.080 x 2.400 pixels do Xiaomi 13), e tecnologia LTPO que permite taxas de atualização que variam entre 1 e 120 Hz.
Xiaomi 14 Pro tem versão exclusiva em titânio (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Xiaomi 14 Pro tem versão exclusiva em titânio (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Foto: Canaltech

Xiaomi 14 Pro x Xiaomi 13 Pro

Já no caso das variantes Pro, as principais mudanças incluem os aspectos de desempenho dos aparelhos. Além de trazer o Snapdragon 8 Gen 3, o Xiaomi 14 Pro ganhou uma nova versão máxima com 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno — o Xiaomi 13 Pro era limitado a 12+512 GB, respectivamente.

Além disso, o Xiaomi 14 Pro também ganhou uma nova câmera principal. Apesar de manter a mesma resolução de 50 MP, o conjunto primário se destaca por trazer o suporte para abertura variável entre f/1.42 e f/4.0, e estabilização óptica de imagem (OIS).

Na prática, isso significa que os usuários podem aproveitar maior a liberdade criativa na hora de capturar fotos e vídeos, incluindo a possibilidade de alterar a entrada de luz no sensor. Isso ajudará os usuários a ter total controle em aspectos indesejados como a superexposição e a subexposição, além dos ajustes mais precisos de profundidade de campo e desfoque natural.

Xiaomi 13 Pro tinha muitas curvas e corpo reflexivo (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Xiaomi 13 Pro tinha muitas curvas e corpo reflexivo (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Foto: Canaltech

Assim como o aparelho mais acessível, o Xiaomi 14 Pro também vem com a nova interface HyperOS da Xiaomi, que traz maior integração a itens de casa inteligente e otimização de performance. Um exemplo é a possibilidade de adição de até 16 GB de armazenamento extras, que antes serviam para cache.

Outras novidades do Xiaomi 14 Pro que também merecem atenção incluem:

  • Maior bateria: o Xiaomi 14 Pro ganhou uma bateria ligeiramente maior, com 4.880 mAh contra 4.820 mAh. As velocidades de recarga permaneceram as mesmas, com 120 W pelo cabo, 50 W sem fio e 10 W de carregamento reverso.
  • Tela com maior brilho máximo: assim como o Xiaomi 14, o Xiaomi 14 Pro também ganhou uma tela com brilho máximo de 3.000 nits, contra 1.900 nits do modelo anterior. Outras especificações do novo painel inda incluem suas dimensões de 6,73 polegadas, resolução de 1.440 x 3.200 pixels e suporte para taxas de atualização a até 120 Hz.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade