PUBLICIDADE

WhatsApp vai permitir encontrar pessoas pelo nome de usuário

O WhatsApp prepara uma função na ferramenta de busca que vai permitir encontrar um contato a partir do seu nome de usuário

1 dez 2023 - 18h07
(atualizado às 20h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O WhatsApp prepara uma ampliação no mecanismo de busca por contatos com a opção de pesquisa por nome de usuário. A novidade acompanha a opção que permitirá as pessoas associarem um username ao perfil — no momento, essa função segue em desenvolvimento na versão Beta do aplicativo para Android e não está disponível para teste.

Foto: Christian Wiediger/Unsplash / Canaltech

A possibilidade de encontrar um contato pelo nome de usuário pode representar uma camada adicional de proteção às informações pessoais da conta ao eliminar a necessidade de compartilhar o número de celular para se conectar com outras pessoas.

Nome de usuário no WhatsApp

No print da tela divulgada pelo site WABetaInfo, é possível ver que o campo de busca por contatos permite pesquisar por nome, nome de usuário ou número de telefone.

Tela revela a busca por nome de usuário na lista de contatos do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Tela revela a busca por nome de usuário na lista de contatos do WhatsApp (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Foto: Canaltech

Esse mecanismo de busca vai possibilitar que as pessoas divulguem um nome para serem encontradas com mais facilidade dentro do app de mensagens, tal qual acontece em plataformas como Instagram e Telegram.

A função promete simplificar a conexão com outros perfis, já que será possível salvar o contato de uma pessoa sem a necessidade de cadastrar o número de celular. Vale notar que o cadastro do username será opcional, mas pode proporcionar certo anonimato para quem deseja manter a conta com um nível maior de privacidade.

A novidade, no entanto, ainda não tem uma previsão de lançamento para o público geral e segue em fase de desenvolvimento pelo aplicativo.

Novos recursos do WhatsApp

Além da possibilidade de adicionar um nome de usuário, o WhatsApp prepara também uma opção para configurar um perfil alternativo no app com a apresentação de outra foto e nome. O objetivo desse recurso é restringir o acesso ao perfil principal para uma parcela dos contatos, o que pode ser útil para quem administra atividades com diferentes objetivos pelo mensageiro.

O aplicativo desenvolve ainda uma reformulação da ferramenta de status, que deverá ter uma função temporária e exibição dentro das conversas junto ao nome do perfil. A mudança visa dar mais visibilidade aos recados da conta e representar melhor a situação atual das contas.

Fonte: WABetaInfo

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade