PUBLICIDADE

Water cooler inédito para CPUs com delid deve reduzir aquecimento

Exclusivo para CPUs Intel recentes, o EK-Nucleus CR360 é o primeiro water cooler AIO a suportar processadores alterados com delid para reduzir temperaturas

15 abr 2024 - 20h42
(atualizado em 16/4/2024 às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Conhecidos por serem bem esquentadinhos, os processadores Intel de 12ª à 14ª geração precisam de soluções de resfriamento bem potentes para reduzir suas temperaturas. Com o aquecimento elevado, a indústria do hardware criou um novo tipo de water cooler que funciona com CPUs que sofreram o processo de delid.

Foto: EKWB / Canaltech

Técnica usada por usuários avançados, o delid consiste em remover o IHS (Integrated Heat Spread) do processador, ou seja, aquela tampinha metálica da peça. Com isso, é possível aplicar uma nova pasta térmica e reunir o componente novamente, podendo gerar melhorias térmicas bem consideráveis. 

Pensando nisso, a EKWB desenvolveu o EK-Nucleus CR360, o primeiro water cooler AIO (all-In-One) do mundo a ser compatível com processadores com delid. Seu funcionamento se assemelha muito com a de um water cooler tradicional, com a exceção que o contato do baseplate é feito diretamente com o chip da CPU, sem o IHS entre ambos.

Compatível apenas com processadores que possuam o soquete LGA-1700, esse water cooler é um produto para entusiastas, já que o próprio processo de delid não é recomendado para leigos. A instalação segue a mesma premissa de outros sistemas de arrefecimento com líquido, mas é uma alternativa para water coolers customizados, geralmente mais caros e trabalhosos de montar.

Embora pareça simples, o delid pode danificar a CPU quando feito de maneira incorreta (Imagem: Divulgação/EKWB)
Embora pareça simples, o delid pode danificar a CPU quando feito de maneira incorreta (Imagem: Divulgação/EKWB)
Foto: Canaltech

O EK-Nucleus CR360 já está disponível para venda no mercado internacional pelo preço de US$ 183 (cerca de R$ 900 em conversão direta, sem impostos). 

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade