PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Venda de smartphones atingiu ápice e começa a cair, diz pesquisa

Segundo análise do IDC, os países desenvolvidos estão com seu mercado saturado

27 fev 2014 - 08h24
(atualizado às 08h34)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Mercado emergente seria a opção para as fabricantes de celulares a partir deste ano</p>
Mercado emergente seria a opção para as fabricantes de celulares a partir deste ano
Foto: Divulgação

Os smartphones podem estar com seus dias contatos. Conforme recente análise do IDC, as vendas dos gadgets devem cair nos próximos anos. Mesmo com a sua distribuição atingindo um ápice de um bilhão de unidades em 2013 (aumento de 39% em relação ao ano anterior) as operações podem cair em 2014, devido a uma saturação nos países desenvolvidos – a consultoria aponta uma queda nos mercados americano e japonês – e atingirá uma queda geral em 2017 (8%) e 2018 (6%).

“Na América do Norte nós vemos mais de 200 milhões de smartphones ativos, sem contar os celulares convencionais ainda em uso”, explica Ryan Reith, diretor do IDC. O instituto ainda lembra que 2014 será um ano de transição, com todas as fabricantes mirando seus produtos nos países emergentes, como Brasil, China, Indonésia e Índia. “Não apenas o crescimento era desacelerar mais que nunca, mas as forças controladoras do mercado de smartphones estão mudando”, afirma Reith, diretor do IDC. “Novos mercados em crescimento trazem diferentes regras para o jogo e os celulares ‘premium’ não serão o fator principal de crescimento nessas regiões”, completa.

Por outro lado, os tablets continuam dominando o mercado europeu SCD (smart connected device) que engloba também os smartphones e computadores. Com quase 70 milhões de vendas em 2013, os tablets tiveram crescimento de 10% comparado ao ano de 2013. O IDC ainda aponta que o mercado de SCD deve crescer na região 5% em 2014 e, é esperado crescimento de dois dígitos entre os tablets.

A liderança do mercado de tablets continua com a Apple e sua linha iPad, 15 milhões de unidades foram vendidas na região; com dez milhões de gadgets da Samsung; com Asus aparecendo em terceiro e forte crescimento de novos fabricantes, como a Lenovo. Entre os PCs, a HP continua líder do mercado europeu; com a Lenovo na segunda posição e Acer, Dell e Apple logo atrás.

Android x iOS

Na disputa pela liderança de sistemas operacionais, o Android mantém-se na liderança do mercado com 79%, com grande presença nos países emergentes. O iOS aparece na segunda posição com 15% do mercado, utilizando apenas os próprios aparelhos da Apple, para o IDC ainda é esperado que a empresa ainda mantenha um bom desempenho no países desenvolvidos.

Em crescimento, o sistema operacional Windows Phone possui 4% do mercado e está crescimento continuo, com o suporte dos celulares da Nokia e de outros nove parceiros, a empresa de pesquisa aponta que o sistema pode desenvolver seus mercados nos países emergentes.     

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade