PUBLICIDADE

Twitter e Substack em pé de guerra

Usuários não podem comentar ou retuitar conteúdos com links da plataforma de newsletter, e recebem um alerta de que o link vindo do Substack não é seguro.

8 abr 2023 - 11h21
(atualizado em 16/4/2023 às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Twitter e Substack estão declaradamente em pé de guerra, com a rede social penalizando tweets que contém links para a plataforma de newsletter.

Foto: Núcleo Jornalismo

O QUE ACONTECEU? Na noite de quinta para sexta-feira (6-7.abr.2023), o Twitter passou a limitar tweets que continham links para newsletters do Substack.

Além disso, embeds do Twitter dentro de conteúdos do Substack também não funcionavam mais.

"Estamos investigando relatos de que embeds e autenticação do Twitter não mais funcionam no Substack. Estamos ativamente tentando resolver essa questão"

QUE TIPO DE LIMITAÇÃO? Aparentemente, segundo alguns relatos, usuários não podiam comentar ou retuitar conteúdos com links da plataforma.

Além disso, quem clica nesses links recebe um alerta de que o link do Substack não é seguro.

Print de tela tirado por Núcleo Jornalismo
Print de tela tirado por Núcleo Jornalismo
Foto: Núcleo Jornalismo

POR QUE? Ainda não está claro, mas aparentemente o Twitter não gostou que o Substack está perto de lançar um aplicativo de rede social bastante parecido o Twitter.

Substack anuncia clone do Twitter, mas promete que não é igual ao Twitter
Nova área de conteúdo curto/rápido chegará nos próximos dias na web e nos aplicativos móveis.
Foto: Núcleo Jornalismo
Foto: Núcleo Jornalismo

EFEITOS. Muitos influenciadores do Twitter possuem newsletters no Substack, e as medidas geraram revolta entre alguns deles eles.

Um dos jornalistas preferidos de Elon Musk, Matt Taibbi, disse que vai abandonar o Twitter após a medida. Taibbi era um defensor de Musk e um dos escolhidos para reportar nos chamados Twitter Files - uma série de documentos internos da empresa divulgados por Musk para tentar comprometer a administração anterior da empresa.

No Brasil, as punições ao Substack também tiveram repercussões entre jornalistas brasileiros, como Leandro Demori.

Núcleo Jornalismo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade