Testamos a tradução em tempo real dos novos AirPods da Apple; veja vídeo
'Estadão' desafiou o novo recurso em idiomas como alemão e francês
Neste ano, não tem para o iPhone, iPad ou Apple Watch. O lançamento mais impactante da Apple no ano é um recurso que mistura software e hardware, e que foi apresentado junto com os novos fones AirPods Pro 3: a tradução em tempo real.
A função é como ter um intérprete de idiomas diretamente no seu ouvido, tipo as traduções que rolam nas transmissões do Oscar. O interlocutor fala em sua língua nativa e você escuta tudinho em português, com uma narração em nosso idioma.
Esse é um recurso que aplica inteligência artificial (IA) para o seu propósito inicial. A arquitetura Transformer, que deu origem a toda onda da IA generativa atual, foi pensada inicialmente para tradução. No recurso da Apple, IAs do tipo rodam diretamente no iPhone.
Para usar a ferramenta, é preciso ter o iOS 26 instalado no celular e um iPhone a partir do modelo 15 Pro. O recurso funciona também os AirPods Pro 2 e com os AirPods 4. Ele traduz 5 idiomas atualmente: inglês, português, espanhol, francês e alemão.
No teste do Estadão, convidamos uma especialistas em alemão e francês para testar o novo recurso. Veja mais no vídeo acima.