PUBLICIDADE

Tela dobrável e IA para melhorar imagem: veja as TVs do futuro da CES

Inteligência artificial para aprimorar imagem, brilho como nunca visto e TV que "estica": conheça os modelos apresentados na CES

4 jan 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Telas Flex Hybrid da Samsung irão dobrar e deslizar, e o usuário poderá escolher tamanho e proporção para usá-las
Telas Flex Hybrid da Samsung irão dobrar e deslizar, e o usuário poderá escolher tamanho e proporção para usá-las
Foto: Samsung

O evento da CES (Consumer Electronics Show) é um dos mais tradicionais da tecnologia para o consumidor. Por isso os novos modelos de TVs e telas modernas são destaques todo ano. As primeiras novidades de 2022 já são impressionantes: brilho extremo, inteligência artificial e flexibilidade nas telas. 

A feira, que começa oficialmente nesta quinta-feira (5) e vai até domingo (8), em Las Vegas (EUA), promete apresentar ao mercado o futuro da tecnologia. Veja alguns dos lançamentos: 

Telas dobráveis da Samsung para vários aparelhos

TVs, laptops, smartphones: todos esses aparelhos deverão experimentar a novidade em telas dobráveis e deslizáveis da Samsung depois das linhas de celulares Galaxy Z Fold e Galaxy Flip: o padrão “Flex Hybrid”. As telas irão dobrar e deslizar, e o usuário poderá determinar em que tamanho e proporção de tela deseja assistir ou usá-la. 

A tela foi mostrada em um protótipo semelhante a um tablet, com 10,5 polegadas e aspecto 4:3 quando em modo compacto. Mas ele pode ser desenrolado para os lados, tornando-se um painel com 12,4 polegadas e proporção 16:10.

A Samsung ainda mostrará duas telas OLED com tecnologia semelhante. Uma é a Flex Slidable Solo, que passa de 14 para 17,3 polegadas quando deslizada de um lado — portanto, com tamanho que varia entre um grande tablet e um notebook. Já o Flex Slidable Duet apresenta as mesmas dimensões do Solo, mas neste caso a tela pode ser deslizada dos dois lados, o que deve ampliar a versatilidade de uso.

Até o momento, a empresa não detalhou preços, datas e locais de lançamento das novas tecnologias de visores. Porém, é possível que eles apareçam em celulares, tablets e notebooks já a partir deste ano.

Tela QD-OLED de até 2.000 nits, da Samsung 

Disponibilizada nos tamanhos 55, 65 e 34 polegadas, agora a família QD-OLED também traz os tamanhos 49 e 77 polegadas
Disponibilizada nos tamanhos 55, 65 e 34 polegadas, agora a família QD-OLED também traz os tamanhos 49 e 77 polegadas
Foto: Samsung

Na véspera da CES, a Samsung apresentou as TVs QD-OLED 2023, versão atualizada da tecnologia OLED. Além de uma maior variedade de tamanhos, recebeu novos materiais e algoritmos que reduziriam o consumo de energia. Seu brilho é de 2.000 nits, um dos maiores índices da atualidade. 

Disponibilizada nos tamanhos 55, 65 e 34 polegadas, agora a família QD-OLED também traz os tamanhos 49 e 77 polegadas. 

SmartTV OLED com inteligência artificial, da LG

As TVs foram equipadas com o novo processador da série Alpha, que disponibiliza recursos de inteligência artificial  (IA)
As TVs foram equipadas com o novo processador da série Alpha, que disponibiliza recursos de inteligência artificial (IA)
Foto: LG

A fabricante sul-coreana LG anunciou as séries Z3, G3 e C3 OLED evo para a feira da CES. Com telas mais brilhantes e cores vivas, as TVs foram equipadas com o novo processador da série Alpha, que disponibiliza recursos de inteligência artificial (IA) que melhoram a imagem, mapeiam o tom e ainda dispõem de som virtual surround 9.1.2.

Especificamente a série G3 foi desenvolvida com a tecnologia Brightness Booster Max, que usa algoritmos para mapear e aumentar o brilho de cada pixel em até 70%. 

Quebrando a tradição: Sony não anuncia TVs para a CES

Historicamente ligada à CES, a Sony não anunciará TVs no evento. Todos os anos, a empresa costuma mostrar TVs extravagantes, com qualidade em 4K e outros hardwares de home theather. Dessa vez, a empresa não está planejando uma nova linha.

A Sony está concentrando seus esforços na CES em aparelhos de realidade virtual para PlayStation, além de veículos elétricos. O último sucesso da empresa foi a TVs Bravia XR 2022, que por enquanto, ficará sem sucessoras.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade