Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nem Hollywood previu isso: ciberataques chineses podem ter roubado dados de quase todos os americanos

Ataque cibernético conduzido pelo Salt Typhoon atingiu 80 países e redes estratégicas de telecomunicação

11 set 2025 - 13h16
(atualizado em 11/9/2025 às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Os Estados Unidos e uma coalizão de países aliados, como Alemanha, Itália e Japão, acusaram a China de estar por trás de um dos maiores ataques cibernéticos já registrados, conhecido como Salt Typhoon. Segundo a investigação, o ataque durou anos, atingiu mais de 80 países e pode ter roubado informações de cidadãos americanos. Em um comunicado conjunto de 37 páginas, os países afirmam que três empresas chinesas teriam fornecido tecnologia e suporte digital para operações ligadas aos serviços de inteligência da China, expondo a capacidade de hackers chineses em se infiltrar em redes de telecomunicações, governos e campanhas políticas.

Entenda o que é Salt Typhoon e o que ele representa 

O maior ataque cibernético registrado, o Salt Typhoon, foi descrito por autoridades britânicas e americanas como um ataque "sem restrições" e "indiscriminado". Mas o que isso significa e representa para a segurança digital? Mais do que uma "simples" invasão, o suposto ataque cibernético chinês tratou-se de uma campanha coordenada e de longo prazo, que conseguiu se infiltrar em grandes empresas de telecomunicações, hospedagem, transporte e até infraestrutura militar.

De acordo com investigadores, três empresas chinesas, Sichuan Juxinhe Network Technology, Beijing Huanyu Tianqiong Information Technology e Sichuan Zhixin Ruijie Network Technology, forneceram produtos e serviços para apoiar a operação, em parceria com agências de inteligência militar e civil da China.

Espionagem política: dados de...

Veja mais

Matérias relacionadas

Em 1991, a NASA enviou o primeiro e-mail do espaço; mas não usou um supercomputador, e sim um Mac que qualquer pessoa poderia comprar

Usuário dá ao ChatGPT 100 dólares para "fazer o máximo de lucro possível", acaba perdendo uma empresa avaliada em 25 mil dólares

Apple lança iPhone 17, com novo design e modelo ultrafino

Zuckerberg contratou o máximo de especialistas em IA que pôde, agora, o caos reina nas fileiras da Meta

YouTuber cansou da monotonia dos celulares atuais e construiu o seu próprio; o resultado é incrivelmente absurdo

Xataka
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade