PUBLICIDADE

McAfee revela solução de IA para combater deepfake de áudio

McAfee apresenta o Projeto Mockingbird, uma solução de IA capaz de identificar áudios fabricados ou manipulados digitalmente com 90% de precisão

8 jan 2024 - 14h32
(atualizado às 18h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa especializada em segurança digital McAfee revelou uma nova solução com emprego de inteligência artificial para identificar deepfake de áudio. A tecnologia, batizada de Projeto Mockingbird, foi desenvolvida para proteger as pessoas de criminosos que utilizam áudios fabricados ou manipulados para realizar golpes e roubar dinheiro ou dados pessoais.

Foto: Reprodução/McAfee / Canaltech

A novidade é um produto da McAfee Labs, a divisão de inovação e inteligência contra ameaças da McAee, e está atualmente em demonstração na CES 2024 — que vai até sexta-feira (12) em Las Vegas, nos Estados Unidos.

IA contra deepfake de áudio

Segundo a empresa, o Projeto Mockingbird usa modelos de detecção contextual, comportamental e por categoria para identificar se o áudio de um vídeo foi gerado por IA ou manipulado digitalmente.

Com uma taxa de precisão de 90%, a ferramenta pode impedir a propagação de áudios maliciosos — como deepfakes e cheapfakes — e ajudar as pessoas a distinguir conteúdos reais de materiais manipulados em um cenário tecnológico cada vez mais desafiador.

Solução da McAfee pode ajudar a combater os deepfakes de áudio (Imagem: Reprodução/Freepik)
Solução da McAfee pode ajudar a combater os deepfakes de áudio (Imagem: Reprodução/Freepik)
Foto: Canaltech

Atualmente, cibercriminosos podem utilizar recursos tecnológicos de clonagem de voz para se passarem por um membro da família em apuros e aplicar golpes financeiros em suas vítimas.

Outra forma de manipulação de áudio é a alteração de discursos de figuras públicas, como políticos, âncoras de jornais ou celebridades, com a inserção de trechos falsos na fala. Essa técnica, chamada de cheapfake, pode mostrar pessoas respeitadas dizendo coisas que jamais falariam — com grande impacto na sua reputação, carreira ou campanha.

De acordo com a McAfee, os modelos de IA do Projeto Mockingbird realizam uma análise estrutural e comportamental sobre os materiais para identificar os tipos de ameaças e rastrear as origens dos dados. Segundo a empresa, a solução ajuda as pessoas a compreender o mundo digital e a avaliar a probabilidade de um conteúdo ser manipulado.

O diretor de tecnologia da McAfee. Steve Grobman, comentou sobre a novidade em comunicado: "Assim como uma previsão do tempo indicando 70% de chance de chuva ajuda você a planejar seu dia, nossa tecnologia fornece insights para você tomar decisões informadas sobre se o conteúdo é o que parece ser."

A solução da empresa atende a uma crescente preocupação das pessoas sobre a evolução dos modelos de inteligência artificial e a facilidade de geração de conteúdos falsos, ao mesmo tempo que destaca a necessidade de inovação contínua nas medidas de segurança para acompanhar esse avanço das IAs generativas.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade