PUBLICIDADE

Intel lançará CPUs Bartlett Lake para IA com soquete LGA-1700

A Intel deve dar um último suspiro para o soquete LGA-1700 com o lançamento das CPUs Bartlett Lake-S de desktops. Os modelos serão focados em IA e edge

9 fev 2024 - 12h01
(atualizado às 16h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A Intel já confirmou o lançamento dos processadores Arrow Lake de desktops para o fim de 2024, mas a equipe azul pode lançar outra família de CPUs nos próximos meses: os Bartlett Lake-S. Essa geração deve ser uma espécie de sucessora para a atual linha Raptor Lake Refresh e terá foco em IA, mantendo o soquete LGA-1700.

Foto: Intel / Canaltech

Ainda com poucos detalhes, o site Benchlife sugere que essas novas CPUs chegarão ao mercado com muito foco e performance para tarefas relacionadas a inteligência artificial, sendo esta a principal diferença em relação à 14ª geração. O novo portfólio de processadores deve atender, principalmente, aplicações relacionadas à divisão Intel NEX, que abrange cargas de trabalho na borda.

Isso significa que, pelo menos em um primeiro momento, a Intel não deve oferecer os vindouros Bartlett Lake de computadores de mesa no mercado doméstico. É provável que esses produtos sejam vendidos por meio de canais específicos e só depois podem chegar ao varejo, assim como as linhas regulares da companhia.

Foco em IA dos Bartlett Lake deve estar relacionados as capacidades de uma NPU integrada nos chips (Imagem: Divulgação/Intel)
Foco em IA dos Bartlett Lake deve estar relacionados as capacidades de uma NPU integrada nos chips (Imagem: Divulgação/Intel)
Foto: Canaltech

CPUs manterão mesma estrutura atual

Falando em especificações, os novos Bartlett Lake-S devem manter basicamente a mesma estrutura presente nos Raptor Lake Refresh. Os SKUs chegariam com a mesma configuração de até 24 núcleos e 32 threads, utilizando os cores de Performance Raptor Cove e Eficiência Gracemont.  

Isso significa que os modelos topo de linha serão muito parecidos com os Core i9-13900K e o recente Core i9-14900K. Ademais, o TDP (Thermal Design Power) deve ser de 65W e a placa gráfica integrada fica a cargo das Ultra HD Graphics. 

Os processadores Arrow Lake de desktop devem chegar no fim do ano com o novo soquete LGA-1851 (Imagem: GAMERCOMP/Unplash)
Os processadores Arrow Lake de desktop devem chegar no fim do ano com o novo soquete LGA-1851 (Imagem: GAMERCOMP/Unplash)
Foto: Canaltech

Por fim, os processadores Bartlett Lake-S devem manter o soquete LGA-1700 e dar prosseguimento a essa plataforma por mais um ano. Em outras palavras, os modelos serão compatíveis com as placas-mãe com chipsets 600 e 700 da Intel lançados desde 2021. Ainda não há informações sobre uma data de lançamento para esses produtos. 

Fonte: Benchlife

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade