PUBLICIDADE

Influenciadora mostra no TikTok tumor no ovário que tinha até dentes

Vídeo de Drielly Arruda obteve mais de 23 milhões de visualizações no TikTok ao descrever seu teratoma, um tipo de tumor causado por mutação

21 set 2022 - 11h02
Compartilhar
Exibir comentários
Influenciadora Drielly Arruda mostra teratoma em seu TikTok
Influenciadora Drielly Arruda mostra teratoma em seu TikTok
Foto: Reprodução / TikTok @driellyarruda

Um vídeo da influenciadora Drielly Arruda obteve mais de 23 milhões de visualizações no TikTok desde a sua publicação, na quinta-feira (15), por descrever o caso de seu teratoma, um tipo de tumor causado por mutação genética. A anomalia rara, que foi retirada com um de seus ovários, tinha até mesmo cabelos e dentes. 

"Eu sempre tive muita, mas muita cólica. Eu ia no ginecologista, eles diziam 'isso é normal', quase todo mês eu ia parar no hospital para tomar remédio na veia, não aguentava de dor. Não é possível, que todo mundo passa por isso. Minha mãe nunca teve uma cólica na vida, então ela achava que eu vivia de caô para matar aula", contou ela.

Quando se mudou para Brasília, Arruda suspeitou que a causa das dores eram uma endometriose, e mudou de ginecologista para confirmar. "Quando cheguei lá, ela me passou um milhão de exames, coisas que iam muito além do que nunca nenhum médico tinha pedido. Falei: 'poxa, pelo menos ela se interessou em investigar, não falou 'isso é normal, vai para casa', que a maioria fazia isso".

Após os exames, a médica detectou um teratoma benigno no ovário da mulher e o retirou por meio de cirurgia. Com isso, o ovário preso nele também foi removido.

@driellyarruda Até unha essa coisa tinha 😨😱 #teratoma #teratomatumor #teratomabenigno #teratomamaduro #colicamenstrual #colica #ginecologia ♬ Monkeys Spinning Monkeys - Kevin MacLeod & Kevin The Monkey

O que é teratoma?

Segundo o site do hospital infantil Sabará, de São Paulo, um teratoma é um tumor congênito — ou seja, presente antes do nascimento — formado por diferentes tipos de tecido. Em recém-nascidos, eles são geralmente benignos e não se espalham pelo organismo. Mas também podem ser malignos, dependendo da maturidade e de outros tipos de células que podem estar envolvidos.

Do que é formado um teratoma?

Um teratoma é formado por diferentes tipos de tecidos benignos, incluindo, osso, cabelo e dentes, como foi o caso de Drielly Arruda.

Como surge um teratoma?

A causa da maioria dos teratomas é desconhecida. São geralmente associados a questões hereditárias que afetam o sistema nervoso central. Os sintomas estarão relacionados com a localização do tumor, sendo os mais comuns o tumor, causando inchaço do local; alterações dos níveis AFP B-HCG no sangue; constipação, incontinência e fraqueza nas pernas se for na parte da coluna vertebral que forma a parte superior da pélvis.

Como eliminar um teratoma?

Esse tipo de tumor cresce lentamente é muitas vezes identificado durante a infância ou a idade adulta. Após sua identificação por exames, é necessária a remoção cirúrgica. "Olha que eu demorei muitos anos para descobrir. Estava atualmente gigante, ele tinha dentes, cabelo, vocês viram que coisa horrível. É quase uma pessoa", brincou a influenciadora no vídeo.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade