PUBLICIDADE

Infineon, Samsung e Philips são multadas por formar cartel

Comissão Europeia aplicou as multas em função de as empresas terem fixado o preço dos chips usados em cartões

3 set 2014 - 09h50
(atualizado às 15h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Multa no valor de 138 milhões de euros acontece em função de cartel formado entre 2003 e 2005</p>
Multa no valor de 138 milhões de euros acontece em função de cartel formado entre 2003 e 2005
Foto: Siphiwe Sibeko / Reuters

Reguladores antitruste da União Europeia multaram Philips, Samsung Electronics e Infineon Technologies em um total de 138 milhões de euros (R$ 404,3 milhões) nesta quarta-feira pela fixação de preços de chips usados em cartões SIM.

A Comissão Europeia, que fez buscas nas companhias em outubro de 2008, disse que o cartel ocorreu entre 2003 e 2005, com as empresas também conspirando em relação a clientes, capacidade de produção e comportamento futuro do mercado.

A Infineon recebeu a maior multa, de 82,8 milhões de euros. A fabricante alemã de chips rejeitou a constatação da UE, dizendo que iria levar o caso ao segundo tribunal europeu mais alto, em Luxemburgo.

A Samsung foi multada em 35,12 milhões de euros e a Philips em 20,15 milhões de euros.

A Philips, que desmembrou em 2006 sua antiga unidade de semicondutores em uma empresa independente, a NXP Semiconductors, disse que a acusação da UE contra a unidade era infundada e que também iria contestar a decisão na Justiça.

A Renesas Technology, uma joint venture entre a Hitachi e Mitsubishi Electric que foi adquirida pela Renesas Electronics Corp em 2010, escapou de uma multa de mais de 51 milhões de euros, sendo a primeira a alertar a autoridade antitruste da UE sobre o cartel.

Os chips produzidos pelas empresas também são usados em cartões de banco, cartões de identidade, passaportes e cartões de TV por assinatura. As empresas tinham procurado um acordo para o caso em troca de um corte de 10% nas multas, mas as conversas não foram adiante.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade