PUBLICIDADE

IBM comprará empresa de software Apptio por US$4,6 bi

26 jun 2023 - 12h34
(atualizado às 12h37)
Compartilhar
Exibir comentários

A IBM disse nesta segunda-feira que vai adquirir a plataforma de gerenciamento de gastos com tecnologia Apptio da Vista Equity Partners por 4,6 bilhões de dólares em dinheiro, no mais recente negócio para reforçar suas capacidades em nuvem e processos de automação.

A IBM disse que financiará a transação com recursos em caixa e espera que o negócio seja fechado no segundo semestre de 2023.

A aquisição da Apptio, uma empresa de software com mais de 1.500 clientes e parcerias com empresas de nuvem como AWS e Salesforce, beneficiará a divisão Red Hat da IBM, o portfólio de inteligência artificial e seus negócios de consultoria, disse a gigante da tecnologia.

"No futuro, somos oportunistas (em fusões e aquisições) e procuramos oportunidades no espaço de software e consultoria", disse o vice-presidente sênior Rob Thomas à Reuters.

Em 2019, a IBM comprou a empresa de software Red Hat por cerca de 34 bilhões de dólares, sua maior aquisição de todos os tempos, e dois anos depois desmembrou sua infraestrutura de tecnologia da informação e negócios de data center Kyndryl Holdings. No ano passado, a empresa fechou a venda de alguns de seus ativos de análise e dados de saúde.

A Apptio, fundada em 2007, ajuda as empresas a gerenciar e entender seus gastos com serviços de nuvem e oferece funcionalidades como orçamento de tecnologia da informação, previsão e análises financeiras.

A receita da Apptio foi de cerca de 233 milhões de dólares em 2018 e deve ter crescido 11% a 13% ao ano até o ano fiscal de 2022, de acordo com analistas do UBS.

A firma de private equity Vista Equity Partners fechou o capital da Apptio em um acordo de 2 bilhões de dólares em 2019, cerca de três anos após a abertura de capital pela empresa.

O acordo ocorre em um momento em que as empresas estão cortando seus orçamentos de tecnologia em meio a condições macroeconômicas desafiadoras. A IBM cortou cerca de 3.900 empregos no início deste ano e registrou um aumento de receita de menos de 1% ano a ano no trimestre de março.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade