PUBLICIDADE

IA nos smartphones: 5 novidades que chegarão em breve

Estamos apenas começando a conhecer do que é possível quando combinamos a inteligência humana com a artificial

23 abr 2024 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Inteligência Artificial está se tornando onipresente nos dispositivos móveis e está trazendo inovações, como tradução em tempo real durante ligações, melhoria na Siri, aprimoramento de fotos e vídeos à noite, criptografia melhorada.
Foto: Adobe Firefly

Seja pela capacidade de ouvir, ver e gerar textos, áudios e imagens a partir de comandos em linguagem natural, a Inteligência Artificial está se tornando onipresente nos dispositivos móveis. Com o potencial de mudar a forma de interação entre pessoas e máquinas, a tecnologia transformou os celulares em verdadeiros assistentes pessoais e parceiros inteligentes do dia a dia, proporcionado uma experiência cada vez mais personalizada e eficiente. 

Nos smartphones mais recentes, a inteligência artificial já se integrou aos assistentes virtuais, câmeras fotográficas e chamadas telefônicas e há potencial ainda maior para sua expansão em outras áreas. Veja algumas novidades já anunciadas pelas principais fabricantes de celulares. 

Tradução de conversas em tempo real 

A sul-coreana Samsung lançará ainda em 2024 um serviço de tradução em tempo real durante ligações, o que favorece a eliminação de barreiras linguísticas e a comunicação em diferentes idiomas. 

Essa nova ferramente, já poderá ser usada no novo Samsung Galaxy S24 series. No entanto, a companhia não informou se o português estará entre os idiomas contemplados.  

Assistentes ainda mais inteligentes 

A Apple também já destacou inovações envolvendo a IA que devem chegar em breve ao mercado. Um dos destaques foi a melhoria na Siri no iPhone, mais potente a partir de uma tecnologia similar ao ChatGPT, o que pode diminuir a necessidade de recorrer à tela do celular, graças aos comandos de voz. 

Os smartphones ainda poderão transcrever áudios de forma automática e levar as mensagens à tela para ocasiões em que a pessoa não possa ouvir o interlocutor. 

Fotos aprimoradas 

A câmera do novo iPhone também ganhou incrementos com a inteligência artificial. O dispositivo detecta de forma automática se uma fotografia retratará alguém e ativa o modo retrato.

 A IA ainda intervém em balanço de luz e foco. Aparelhos Android equipados com o novo chip Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 também oferecem uma tecnologia avançada para aprimorar a qualidade das fotos. A fabricante de processadores para smartphones promete reprodução de cores mais vívida e resolução melhor, garantindo uma experiência fotográfica ainda mais impressionante. 

Vídeos melhores à noite 

A Qualcomm também destaca que os dispositivos equipados com seu mais recente chip serão capazes de capturar imagens noturnas mesmo em ambientes de baixa luminosidade, graças ao auxílio da IA para o ajuste de luz. À noite, as câmeras muitas vezes não conseguem obter informações adequadas, mas a tecnologia pode compensar isso, reduzindo ruídos e aprimorando a qualidade da imagem por meio da criação de pixels adicionais. 

Segurança potencializada 

Uma nova camada de segurança para o envio de arquivos, denominada 2CPA, que faz uso da IA para aprimorar a criptografia, foi outro recurso anunciado pela Qualcomm. Esse modelo de codificação de mensagens e arquivos visa elevar os padrões de privacidade e proteção dos usuários. 

Essas são apenas algumas das muitas maneiras pelas quais a IA está transformando os smartphones em dispositivos mais inteligentes, úteis e personalizados. Portanto, estamos apenas começando a conhecer do que é possível quando combinamos a inteligência humana com a artificial na palma de nossas mãos. 

(*) Stephanie Peart é gerente da Leapfone.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade