PUBLICIDADE

IA da Meta é acusada de racismo por não conseguir criar casal inter-racial

Críticas aumentam após programa não conseguir visualizar um homem asiático com uma mulher branca

4 abr 2024 - 15h55
(atualizado às 15h56)
Compartilhar
Exibir comentários
IA da Meta produz imagens com possível viés racial
IA da Meta produz imagens com possível viés racial
Foto: Reprodução/The Verge

A ferramenta de geração de imagens por inteligência artificial (IA) da Meta está recebendo críticas após relatos de que não conseguiu criar imagens de um homem asiático com uma mulher branca, segundo informações do portal The Verge.

Usuários das redes sociais apontaram a incapacidade da IA da Meta em gerar imagens de casais de raças diferentes como evidência de viés racial.

A IA geradora de imagens da Meta foi projetada para transformar descrições escritas em imagens realistas. No entanto, usuários relatam dificuldades em obter imagens de casais interraciais, recebendo, em vez disso, imagens de homens e mulheres do Leste Asiático.

Além de falhar na representação de casais interraciais, a IA da Meta foi criticada por reforçar estereótipos e apresentar uma representação tendenciosa das relações entre diferentes raças.

Em um dos raros casos em que a IA conseguiu gerar uma imagem de um casal misto, a representação envolvia um homem significativamente mais velho ao lado de uma jovem mulher asiática.

Livro "mais misterioso do mundo" é indecifrável até para IA; conheça Livro "mais misterioso do mundo" é indecifrável até para IA; conheça

A polêmica não é um caso isolado no mundo da tecnologia, com outras grandes empresas também enfrentando acusações semelhantes.

Em fevereiro, o Google decidiu interromper o recurso da IA generativa Gemini após imprecisão ao gerar imagens de pessoas em relação à diversidade.

Pesquisadores sugerem que tais vieses podem ser resultado da quantidade e qualidade dos dados de treinamento utilizados para desenvolver essas IAs, muitas vezes refletindo as desigualdades presentes na sociedade.

Até o momento, a Meta não se pronunciou oficialmente sobre as acusações. Entramos em contato com a empresa para colher um posicionamento mas, até a publicação desta nota, não havíamos obtido resposta. Também tentamos acessar o serviço de geração de imagens da Meta, mas recebemos a mensagem de que o serviço ainda não estaria disponível em nossa localização.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade